Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vivemos a maior tensão entre duas potências desde a Guerra Fria, diz professor

    De acordo com Carlos Gustavo Poggio, conflitos entre Estados Unidos e Rússia estão crescendo cada vez mais

    Isabela FilardiLetícia Britoda CNN

    Em São Paulo

    Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (22), o professor e PhD em Relações Internacionais, Carlos Gustavo Poggio, falou sobre os momentos protagonizados pelos Estados Unidos e pela Rússia nos últimos tempos e declarou ser a maior tensão já vista desde a Guerra Fria.

    “Estamos vivendo o momento de maior tensão entre as duas grandes potencias desde meados da Guerra Fria, tensões crescentes”, declarou.

    Poggio também pontuou que a guerra da Ucrânia “não parecer haver qualquer possibilidade de negociação a curto prazo” e comparou com outros conflitos, como a guerra entre os Estados Unidos e o Iraque.

    “O tempo da guerra vai depender muito da correlação de forças. Esse é o caso clássico de uma grande potência invadindo um país menor e essas guerras costumam ser relativamente longas”.

    Na terça-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, declarou a suspensão da participação da Rússia no novo tratado START com os Estados Unidos, que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados.

    Para Poggio, atitude de Putin foi simbólica e uma forma de pressionar o Ocidente a deixar de apoiar a Ucrânia na guerra.

    “Putin anunciar a saída do tratado é simbólico porque ele já não estava respeitando algumas cláusulas, como a inspeção dos arsenais russos. É uma iniciativa simbólica e também para pressionar o ocidente a não apoiar mais a Ucrânia na guerra”, afirmou.

    Veja mais no vídeo acima