Vitória de Trump em 2024 pode prejudicar luta contra mudanças climáticas, diz premiê do Canadá
Justin Trudeau ressaltou que abordagem de Trump sobre o clima é “uma ameaça não apenas para o Canadá, mas para o mundo"
Se Donald Trump vencer as eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos, isso pode prejudicar o esforço global para combater as mudanças climáticas, disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em entrevista na sexta-feira (23).
Trump, que nega a ciência que aponta para as consequências das mudanças climáticas, afirmou na semana passada que, se eleito, iria negar uma promessa de US$ 3 bilhões de dólares dos EUA para um fundo global destinado a ajudar os países em desenvolvimento a reduzir as emissões de carbono.
O ex-presidente também criticou os investimentos do governo de Joe Biden em energias renováveis, uma parte central da sua mensagem de campanha.
“Sim, há uma preocupação particularmente em torno do meio ambiente, no momento em que é tão importante avançar na proteção e construção de uma economia do futuro”, pontuou Trudeau à emissora Canadian Broadcasting Corp.
“Uma Presidência de Trump que recue na luta contra as mudanças climáticas desaceleraria o progresso mundial de uma forma que me preocupa”, ponderou, descrevendo a abordagem de Trump em relação ao clima durante o período em que foi presidente como “uma ameaça não apenas para o Canadá, mas para o mundo”.
A Lei de Redução da Inflação de Biden, que delineou investimentos maciços para acelerar a transição verde, levou o Canadá a gastar bilhões para atrair grandes fabricantes de automóveis que procuram locais para fabricar veículos elétricos e componentes de baterias.
Trudeau teve um relacionamento difícil com Trump, que uma vez o chamou de “desonesto e fraco”, e foi um dos primeiros líderes mundiais a parabenizar Biden por sua vitória nas eleições de 2020.