Violência entre gangues nas Bahamas gera alerta de viagem dos EUA
Em uma escala de quatro níveis, as Bahamas estão classificadas no nível dois: "exercer maior cautela"
O Departamento de Estado dos EUA publicou na sexta-feira (26) um comunicado de viagem alertando os americanos a “exercer maior cautela” nas Bahamas, citando crime.
“A violência entre gangues resultou em uma elevada taxa de homicídios, afetando principalmente a população local”, diz o comunicado, destacando como as Ilhas de Nova Providência como as mais atingidas, incluindo Nassau e Grand Bahama, onde Freeport está localizado.
“Crimes violentos, como roubos, assaltos à mão armada e agressões sexuais, ocorrem tanto em áreas turísticas como não turísticas. Fique atento ao se hospedar em propriedades de aluguel por temporada de curto prazo onde empresas de segurança privada não estão presentes.”
Em uma escala de quatro níveis de alerta, as Bahamas estão, agora, listadas como categoria dois, ou seja, “exercer maior cautela”.
O comunicado do Departamento de Estado vem logo após um alerta de segurança da Embaixada dos EUA em Nassau em 24 de janeiro, chamando a atenção para 18 assassinatos ocorridos na cidade desde o início de 2024. O alerta cita a violência de gangues como o motivo principal, observando que assassinatos ocorreram a qualquer hora, “inclusive em plena luz do dia”.
O alerta pede às pessoas para que tenham “extrema cautela na parte oriental da Ilha de Nova Providência (Nassau)” e recomenda também ter cuidado ao conduzir ou caminhar à noite, além de não resistir a roubos e outras precauções.
No comunicado de viagem emitido dois dias depois, o Departamento de Estado também pede aos viajantes a não resistirem a quaisquer tentativas de roubo e adverte contra a abertura de portas a estranhos.
O primeiro-ministro Philip “Brave” Davis disse à imprensa do país que não acha que o alerta afetará o turismo. A CNN não recebeu resposta imediata a um pedido de comentário do Ministério do Turismo das Bahamas.
As Bahamas não são o único destino caribenho com alerta de viagem atualizado. O comunicado da Jamaica foi atualizado em 23 de janeiro e inclui novas informações sobre crimes e saúde. Agora está listado no nível três da escala de alertas: reconsidere a viagem.
“Crimes violentos, como invasões de domicílios, assaltos à mão armada, agressões sexuais e homicídios são comuns. As agressões sexuais ocorrem com frequência, inclusive em resorts all-inclusive”, diz o comunicado do Departamento de Estado para a Jamaica.
O comunicado descreve áreas específicas de risco de criminalidade em 12 dos 14 condados da Jamaica. Também destaca as dificuldades que os viajantes podem enfrentar no acesso aos serviços médicos.