Vindos da América Central, 148 imigrantes são resgatados de caminhão abandonado no México
Estavam no veículo 23 crianças desacompanhadas; pessoas viajavam de Honduras, Guatemala e El Salvador
Dezenas de imigrantes da América Central, incluindo 23 crianças desacompanhadas, foram resgatados na sexta-feira (21) de um caminhão abandonado na beira de uma rodovia em meio a temperaturas sufocantes no estado de Veracruz, no sudeste do país, segundo o Instituto Nacional de Migração (INM) do México.
“O INM resgatou 148 imigrantes que viajavam superlotados na carroceria de um caminhão e foram abandonados em condições de risco de morte na beira da rodovia Cordova, em Minatitlán”, disse o instituto em um comunicado.
O caminhão foi abandonado pelo condutor que continua foragido, acrescentou o INM.
Os imigrantes vieram de Honduras, Guatemala e El Salvador, explicou o instituto. Entre as 148 pessoas resgatadas, estavam mulheres e homens que viajavam sozinhos, 23 menores desacompanhados e 44 famílias – que consistiam em 115 pessoas.
“Foi prestada atenção humanitária a grupos em condições de vulnerabilidade, e seu estado de saúde foi verificado. Concluído o procedimento, os adultos foram conduzidos às instalações do INM para procederem aos respetivos trâmites migratórios.”
Os menores desacompanhados e os núcleos familiares permanecerão protegidos pelo Sistema de Desenvolvimento Integral da Família (DIF) e pela Procuradoria de Defesa de Menores durante seu processo imigratório, finaliza o comunicado.