Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo mostra tanque de Israel atirando em veículo de passageiros em estrada na Faixa de Gaza

    Jornalista freelance palestino flagrou momento em que tanque atacava veículo ao sul da Cidade de Gaza

    Andrew Careyda CNN

    Um tanque israelense foi filmado aparentemente abrindo fogo contra um veículo de passageiros enquanto fazia uma inversão de marcha na estrada principal que atravessa a Faixa de Gaza.

    As imagens — filmadas pelo jornalista freelance palestino Yousif Al Saifi e geolocalizadas pela CNN — mostram o tanque perto da junção de Netzarim, um cruzamento importante ao sul da cidade de Gaza, e a cerca de 3 quilômetros da fronteira leste da Faixa de Gaza.

    “O tanque estava ali e tinha como alvo qualquer um que se aproximasse dele”, disse Al Saifi, descrevendo o incidente em sua conta no Telegram. “Um carro e um ônibus foram alvejados naquela área; havia também uma escavadeira ao lado do tanque.”

    Não se sabe quem dirigia o veículo, nem seu estado após o incidente. O Exército israelense não comentou publicamente o incidente.

    Em resposta sobre o vídeo, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, major Nir Dinar, disse à CNN que o grupo radical islâmico Hamas usa equipamento civil dentro de Gaza, reconhecendo que não sabia quem estava dentro daquele carro em particular.

    “Como você pode saber que não há terroristas dentro daquele carro? O Hamas não tem jipes nem tanques, utiliza equipamento civil para fins militares.”

    O enclave de Gaza governado pelo Hamas é uma área pobre e densamente povoada, com poucos recursos.

    O ataque terrorista do grupo militante islâmico em 7 de outubro foi alimentado por armas baratas, de segunda mão e roubadas — foguetes caseiros, AK-47 modificadas e metralhadoras soviéticas de décadas de idade, mostrou uma análise da CNN.

    Muitas das armas pareciam ser armas de fogo russas ou chinesas alteradas, presumivelmente deixadas para trás no campo de batalha em décadas passadas e que acabaram por chegar às mãos de terroristas do Hamas, dizem os especialistas.

    As armas são muito menos sofisticadas que as de Israel, um Exército que tem acesso a alguns dos melhores equipamentos que os EUA podem fornecer.

    Veja também: Tropas de Israel avançaram cerca de 3 km em Gaza