Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo: manifestantes derrubam estátua de Chávez na Venezuela em protesto contra Maduro

    Caso aconteceu no estado de Falcón; presidente venezuelano foi reeleito com 51% dos votos, segundo o órgão eleitoral do país

    Da Reuters

    Manifestantes se reuniram em cidades e vilas por toda Venezuela na segunda-feira (29), depois que o Nicolás Maduro foi declarado vencedor da eleição presidencial do domingo (28). A oposição contestou o resultado.

    Como parte desses protestos, manifestantes em Coro, a capital do estado de Falcón, derrubaram uma estátua do ex-presidente Hugo Chávez, mentor de Maduro.

    A Reuters conseguiu verificar de forma independente a localização com o layout das colinas, postes de eletricidade e a estátua que correspondiam às imagens de satélite e aos arquivos da área. A Reuters também conseguiu verificar a data com os relatos corroborativos.

    O CNE, órgão eleitoral da Venezuela, anunciou, pouco depois da meia-noite, que Maduro havia vencido um terceiro mandato com 51% dos votos, um resultado que prolonga, por mais seis anos, um governo socialista que já dura um quarto de século.

    Mais tarde, proclamou Maduro presidente de 2025 a 2031, acrescentando que ele havia conquistado “a maioria dos votos válidos.”

    Pesquisas de opinião independentes indicaram uma vitória esmagadora para a oposição, após o entusiasmo pelo apoio à campanha de seu candidato presidencial, Edmundo Gonzalez, e à líder da oposição Maria Corina Machado.

    Veja momento em que a estátua foi derrubada:

    Tópicos