Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo: Incêndio atinge tendas em Gaza após ataque de Israel, duas vítimas

    A ofensiva acertou tendas de palestinos deslocados na cidade central de Deir Al-Balah

    Ahmed Mustafada Reuters

    Uma ofensiva de Israel atingiu tendas de palestinos deslocados na cidade central de Deir Al-Balah, em Gaza, na terça-feira (12), matando duas pessoas, disseram médicos.

    O vídeo obtido pela Reuters mostra bombeiros combatendo o incêndio em pelo menos uma das tendas e o que pareciam latas de comida enlatada entre os escombros.

    Veja vídeo:

    O ataque às tendas ocorreu quando o exército israelense disse na terça-feira (12) que havia entregue centenas de pacotes de comida para áreas isoladas do norte de Gaza.

    Ainda na terça-feira, o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, concluiu que Israel não está impedindo a assistência a Gaza e, portanto, não está violando a lei dos EUA, disse o Departamento de Estado.

    A declaração vem mesmo após Washington reconhecer que a situação humanitária continuava terrível no enclave palestino.

    Entenda o conflito na Faixa de Gaza

    Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

    O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

    Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

    A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

    Após cerca de um ano do conflito, a população israelense saiu às ruas em protestos contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertos. 

    Tópicos