Vídeo: Estrutura da ponte de Baltimore que caiu sobre navio é demolida
Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA planeja retomar operação normal do porto até fim de maio
Autoridades dos Estados Unidos em Baltimore realizaram uma explosão controlada nesta segunda-feira (13) para permitir que uma parte da ponte Francis Scott Key fosse removida. A ponte desabou após um navio porta-contêineres atingi-la em março.
As detonações quebraram a estrutura em pequenas seções, permitindo que as equipes usassem guindastes e barcaças — uma espécie de embarcação — para transportar os destroços, informou o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA.
Veja o momento em que a ponte é demolida:
A ação estava prevista para acontecer no domingo (12), mas foi adiada por causa das condições climáticas.
Relembre o caso
Na madrugada de 26 de março, o navio “Dali” perdeu potência e colidiu com o suporte de uma ponte, que desabou no rio Patapsco Uma parte da estrutura ficou pendurada na proa da embarcação.
Como resultado do acidente, seis trabalhadores da construção civil morreram.
O incidente interrompeu o tráfego no porto de Baltimore, que ocupa o primeiro lugar nos Estados Unidos em diversas categorias de carga, incluindo automóveis e caminhões leves, máquinas agrícolas e de construção, açúcar importado e gesso importado, segundo o estado de Maryland.
Desde então, quatro canais temporários foram abertos, permitindo o recebimento e envio de algumas remessas. O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA afirmou que pretende restaurar o acesso ao porto totalmente até o final de maio.
Maryland estima que custará de US$ 1,7 bilhão a US$ 1,9 bilhão para reconstruir a ponte e prevê a conclusão da obra até o outono de 2028.