Vídeo: avião faz pouso forçado em área residencial de Sydney
Aeronave de pequeno porte planou sobre telhados após perder potência durante voo
Um piloto e um passageiro saíram ilesos de um avião leve que fez um pouso forçado dramático na Austrália depois de voar perigosamente perto de casas no subúrbio de Sydney.
O avião Cessna perdeu potência durante o voo de domingo (26), forçando o piloto a fazer uma chamada de socorro para relatar um problema no motor e voltar para casa, informou a afiliada da CNN, Nine News.
Imagens da Nine News mostraram o avião chegando perigosamente perto de árvores e edifícios enquanto o piloto dirigia a aeronave danificada em direção ao aeroporto de Bankstown, no sudoeste de Sydney.
“Estava planando, não havia energia”, disse o piloto Jake Swanepoel ao Nine News. “Cortamos as árvores e simplesmente passamos por cima do hangar”.
Swanepoel conseguiu pousar o avião na pista do aeroporto, onde derrapou e parou de barriga.
Swanepoel disse ao Nine News que retraiu o trem de pouso porque o avião estava tão baixo que ele pensou que poderia atingir os telhados das casas enquanto a aeronave fazia a aproximação.
A equipe de terra correu para ajudá-los, mas Swanepoel e sua parceira Karin saíram ilesos da aeronave. “Pensamos que não iríamos conseguir pousar aqui ”, disse Karin ao Nine News.
O Australian Transport Safety Bureau disse à CNN que está reunindo mais informações sobre o pouso antes de decidir se inicia uma investigação.
Isso incluiria a busca de um relatório do piloto, que voa há 29 anos, segundo a Nine News.
“Foi assustador e estressante porque você estava pensando em todas essas casas… se você não chegar à pista”, disse Karin.
Quando questionados sobre como eles vão comemorar o feito, Swanepoel brincou dizendo “nada, apenas ficando vivos”.