Veja os melhores novos edifícios do mundo em 2023
Concorrem ao prêmio deste ano do Festival Mundial de Arquitetura construções nos Emirados Árabes Unidos, em Singapura e na China
Uma serena mesquita em Dubai, um arranha-céu repleto de árvores em Singapura e um centro de pesquisa de criação de pandas em Chengdu, na China, foram nomeados entre os melhores edifícios novos do mundo.
As estruturas estão entre os quase 250 projetos concluídos finalistas do Prêmio do Festival Mundial de Arquitetura (WAF) deste ano, que culminará com o título de “Edifício Mundial do Ano”, em dezembro.
Os edifícios serão julgados em 18 categorias, abrangendo arquitetura residencial, comercial e cultural. Os vencedores dessas categorias competirão pelo cobiçado prêmio geral, enquanto outros prêmios reconhecerão o melhor em arquitetura paisagística, projetos futuros propostos e design de interiores.
Os prêmios serão julgados ao vivo por um painel de 140 especialistas no WAF deste ano, que será realizado em Singapura, no final de novembro.
Outros edifícios notáveis na lista incluem o recém-inaugurado Terminal A do Aeroporto Internacional Newark Liberty, o Museu do Holocausto da Austrália, em Melbourne, e os novos estádios nacionais no Camboja e no Senegal.
O prêmio principal do ano passado foi para o Quay Quarter Tower, na Austrália, um edifício de escritórios apelidado de primeiro arranha-céu “upcycled” do mundo, depois que a empresa dinamarquesa 3XN incorporou mais de dois terços de uma estrutura existente dos anos 1970 no novo arranha-céu.
Outros vencedores recentes incluíram uma biblioteca pública na Holanda e uma usina de energia na Dinamarca, que funciona como uma pista artificial de esqui e snowboard.
Em comunicado à imprensa, o diretor do programa WAF, Paul Finch, disse que a lista final deste ano é “um lembrete em um mundo que passa por inúmeras crises de que os arquitetos continuam a enfrentar desafios cotidianos e incomuns com habilidade e imaginação”.