Veja o caminho das doações do Brasil até a Faixa de Gaza
Aeronave com duas toneladas de alimentos doados pelo MST chegou ao Cairo, mas depende de autorização para seguir até a fronteira entre Egito e Gaza
O avião da Força Área Brasileira (FAB) que levava duas toneladas de alimentos para a Faixa de Gaza pousou às 10h30 (no horário de Brasília) desta terça-feira (31) no Cairo, no Egito.
A aeronave agora aguarda a autorização para decolar para o aeroporto Al-Arish, que fica a pouco mais de 50 quilômetros da passagem de Rafah, na fronteira entre Egito e Gaza.
Veja também — Repórter da CNN vai até fronteira de Israel com a Faixa de Gaza e relata situação
De lá, a entrega até o destino final é organizada pelo movimento internacional humanitário Crescente Vermelho. O envio dos caminhões depende de autorização das autoridades israelenses.
Para fazer chegar as doações a Gaza, que vive uma catástrofe humanitária, a embaixada do Brasil no Egito comunica o Ministério dos Negócios Estrangeiros no país do envio das doações e o Crescente Vermelho, que organiza a entrega.
“Mandamos em primeiro lugar uma comunicação oficial para o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egito, para informá-lo dessa doação para a Faixa de Gaza. Em seguida, entramos em contato com o Crescente Vermelho, que fará chegar a doação”, explicou o embaixador brasileiro no Egito, Paulino Franco de Carvalho Netto.
“O avião deixará a carga no aeroporto de Al-Arish e, de lá, [a doação] seguirá por conta do Crescente Vermelho, por caminhão até o outro lado da fronteira, do lado de Gaza. De nossa parte, já fizemos o que nos cabia”, destacou.
A aeronave levou duas toneladas de alimentos doados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). O carregamento tem arroz, derivados de milho e leite em pó. Quando houver autorização, a aeronave decolará do Cairo para Al-Arish.
Depois, o mesmo avião retorna ao Cairo e ficará à espera da travessia dos brasileiros pela fronteira de Rafah.
Essa é a segunda vez que o país envia ajuda humanitária a Gaza. No dia 16 de outubro, o Brasil mandou, por meio da aeronave presidencial, 40 purificadores de água portáteis, além de quase 300 quilos de remédios e de materiais de primeiro-socorros.
De acordo com embaixador, essa primeira doação já foi entregue a Gaza, segundo o que informou o Crescente Vermelho.
Segundo apuração da CNN, 157 caminhões com ajuda humanitária atravessaram do Egito para a Faixa de Gaza até a tarde desta terça-feira (31).
Outros 81 caminhões aguardam os controles de segurança das autoridades israelenses, de acordo com um oficial da fronteira egípcia que falou à CNN.
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que são necessários ao menos 100 caminhões por dia para atender as necessidades básicas da população na região.