Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja imagens aéreas de complexo do líder do ISIS antes e depois de ataque dos EUA

    Estados Unidos mataram líder do Estado Islâmico em operação na Síria nesta quarta-feira (2)

    Barbara StarrOren LiebermannJeremy Herbda CNN

    As Forças Especiais dos Estados Unidos mataram o líder do ISIS Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi em uma missão de contraterrorismo no noroeste da Síria na noite de quarta-feira (2), anunciou o presidente norte-americano Joe Biden na manhã desta quinta-feira (3).

    Biden falou da Casa Branca para anunciar que a operação tirou “um grande líder terrorista do campo de batalha”, dizendo que os EUA escolheram um ataque de forças especiais para minimizar as baixas civis.

    O Pentágono realizará uma revisão mais completa após a ação do ataque. Mas um membro do governo disse que “no início da operação, o alvo terrorista explodiu uma bomba que matou a ele e a membros de sua própria família, incluindo mulheres e crianças”.

    O Departamento de Defesa divulgou a seguinte imagem mostrando como ficou o complexo após o ataque liderado pelos EUA

    Pós-operação: Imagem do complexo que abriga o emir do ISIS Al-Qurayshi no noroeste da Síria após um ataque executado pelas forças dos EUA, 2 de fevereiro de 2022 / Departamento de Defesa dos EUA

    “Enquanto ainda estamos avaliando os resultados desta operação, esta parece ser a mesma tática terrorista covarde que vimos na operação de 2019 que eliminou [Abu Bakr] al-Baghdadi”, disse o funcionário do governo americano.

    Membros do governo disseram que os EUA souberam meses atrás que Qurayshi estava morando no complexo. Ele nunca saiu de lá, morando no terceiro andar com sua família e comandando a operação terrorista por meio de uma rede de mensageiros. Famílias sem conexão com o ISIS moravam no primeiro andar, aparentemente sem conhecimento do terrorista dois andares acima deles.

    Tópicos