Veja como está a recuperação da catedral de Notre-Dame dois anos após incêndio
Equipes trabalham para reconstruir maravilha gótica, parcialmente destruída pelas chamas em abril de 2019
A CNN teve acesso exclusivo a um dos raros tours dentro da Catedral de Notre-Dame, em Paris, enquanto profissionais trabalhavam para garantir que ela se mantenha de pé após o incêndio que atingiu o local há 2 anos.
Tetos arqueados, janelas de vitrais, colunas elaboradas, muito do que faz Notre-Dame uma das maravilhas góticas mais impressionantes do mundo continua.
“Nós queríamos ter certeza que a estrutura era sólida. Não queríamos fazer a recuperação sem essa certeza”, explica Jean-louis Georgelin, chefe da reconstrução.
A icônica Torre Norte foi ameaçada pelas chamas na noite do incêndio. O fogo foi contido antes que ela desmoronasse, mas foi mais devastador.
Era onde ficava o famoso Pináculo da catedral, que estava em reforma e desmoronou, atingindo o teto arqueado que então caiu dentro da nave da igreja. “Aqui foi o centro do drama”, afirma Georgelin.
Os 40 mil tubos de metal do andaime que o cercava ficaram retorcidos e unidos à estrutura, tendo de ser cuidadosamente separados e removidos. O teto arqueado é sustentado por pilares de madeira e cada um pesa 1,5 tonelada.
“Essa vigas de madeira garantem que, se as pedras cederem por qualquer motivo, tempo ruim, um tremor, choque, a estrutura fique de pé”, disse Yves Macel, gerente do projeto.
A parte central da nave é onde a maior parte da reconstrução vai ocorrer. Em outros locais, a estrutura está intacta há mais de 800 anos. O trabalho de reconstrução do teto arqueado e do Pináculo começará antes do fim do ano.
Do lado externo, a icônica fachada gótica da catedral permanece de pé. Funcionários da catedral disseram que quase US$ 1 bilhão foram arrecadados por meio de doações de 150 países até o momento.
(Publicado por Sinara Peixoto)