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    Vazamento de petróleo pode afetar acesso à água de 9 milhões de pessoas no Iêmen

    Navio abandonado contém 1,1 milhão de barris de petróleo, e casco pode se romper com deterioração

    Navio abandonado pode afetar economia, saúde e acesso à água da população do Iêmen
    Navio abandonado pode afetar economia, saúde e acesso à água da população do Iêmen Maxar Technologies/Getty Images

    Radina GigovaKara Foxda CNN

    A possibilidade “cada vez mais provável” de um grande derramamento de petróleo de um navio petroleiro em degradação encalhado no Mar Vermelho poderia interromper o fornecimento de água potável para o equivalente a mais de 9 milhões de pessoas, de acordo com um novo estudo.

    O petroleiro FSO Safer – que contém 1,1 milhão de barris de petróleo, ou mais de quatro vezes a quantidade derramada em 1989 pelo Exxon Valdez 2 – está “deserto” na costa do Iêmen desde 2015 e continua se deteriorando.

    Uma ruptura na embarcação, que tem casco simples, faria com que o conteúdo vazasse diretamente para o mar, diz a reportagem, que foi publicada na revista Nature Sustainability na segunda-feira (11).

    O relatório inclui uma modelagem que prevê que um vazamento do navio poderia ter consequências ambientais, econômicas e humanitárias mais amplas do que se imaginava anteriormente.

    “O derramamento previsto pode interromper o fornecimento de água limpa equivalente ao uso diário de 9,0 a 9,9 milhões de pessoas”, concluiu o estudo. Até 8,4 milhões de pessoas também podem ter seu suprimento de alimentos cortado, acrescentou, com a pesca do Iêmen particularmente sob ameaça.

    Atualmente, a pesca é responsável pelo sustento de 1,7 milhão de pessoas no país, que está no sétimo ano de conflito e à beira da fome.

    Dentro de uma semana, o vazamento ameaçaria entre 66,5% e 85,2% dos pesqueiros do Mar Vermelho no Iêmen, de acordo com o relatório.

    Na terceira semana, entre 93% e 100% dos pesqueiros estariam ameaçados. Um vazamento “devastaria uma indústria que já luta para se manter”, diz o relatório.

    O Iêmen também é “particularmente vulnerável” devido à dependência de grandes portos próximos ao petroleiro, como Hodeidah e Salif, por meio dos quais 68% da ajuda humanitária entra no país. Mais da metade da população depende da ajuda humanitária entregue nos portos, de acordo com o relatório.

    A poluição do ar pelo vazamento também aumentaria o risco de hospitalizações, acrescentou o documento. O risco médio de hospitalizações cardiovasculares e respiratórias variaria de 6,7% no caso de um derramamento no inverno com liberação lenta de petróleo para até 42% em um derramamento de verão com liberação rápida.

    Os pesquisadores estão convocando a comunidade internacional a tomar medidas urgentes para evitar um desastre que poderia afetar o meio ambiente, as economias e os sistemas de saúde pública em toda a região – e que poderia persistir por anos ou décadas.

    O vazamento ameaça “particularmente” os recifes de coral do Mar Vermelho e também pode “atrapalhar o comércio global por meio do vital Estreito de Bab el-Mandeb”, por onde passa 10% do comércio marítimo global.

    Um “desastre iminente”

    O FSO Safer foi designado fora de serviço desde 2016 e não passa por manutenções desde o início do conflito no Iêmen. Em maio de 2020, a água entrou na casa de máquinas através de um vazamento na tubulação de água do mar, com o sistema de extinção de incêndio da embarcação agora “não operacional”, disse o relatório.

    “O derramamento e seus impactos potencialmente desastrosos permanecem totalmente evitáveis ​​através do descarregamento do óleo. Nossos resultados enfatizam a necessidade de uma ação urgente para evitar este desastre iminente”, acrescentaram os pesquisadores.

    O Iêmen está envolvido em uma guerra civil há anos que colocou os rebeldes houthi apoiados pelo Irã contra uma coalizão apoiada pela Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

    Os rebeldes, que controlam a área onde o navio está localizado, já impediram inspetores da ONU de avaliar o navio, apesar de pedirem ajuda ao órgão mundial.

    Os houthis, entretanto, culpam repetidamente a coalizão liderada pelos adversários sauditas por impedir o acesso dos inspetores da ONU ao petroleiro.

    Em novembro de 2020, foi firmado um acordo com as forças houthis sobre o escopo de trabalho necessário para tornar a embarcação segura, de acordo com Inger Andersen, Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

    Mas em junho, ela alertou que, apesar do acordo alcançado, a missão de avaliação planejada ainda não havia sido implantada “devido a” obstáculos políticos e logísticos.

    “Como resultado, ainda não sabemos a condição exata da embarcação, nem qual seria a melhor solução para lidar com 1,1 milhão de barris de petróleo em um petroleiro envelhecido localizado em uma área ambientalmente sensível do Mar Vermelho,” Andersen disse na época.

    “O Mar Vermelho é um dos mais importantes repositórios de biodiversidade do planeta”, hospedando uma série de espécies, como mamíferos marinhos, tartarugas marinhas, aves marinhas e muitos outros, disse Andersen.

    “Mesmo se as atividades de resposta fossem iniciadas imediatamente após um derramamento de petróleo, levaria anos para os ecossistemas e as economias se recuperarem”, disse ela.

    (Texto traduzido. Para ler o original, clique aqui)