Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vaticano: Papa continua melhorando e deixa de ter prognóstico “reservado”

    Apesar da melhora, Francisco deve permanecer no hospital por "vários dias"

    Victor Aguiarcolaboração para a CNN , em São Paulo

    O Vaticano comunicou, nesta segunda-feira (10), que o estado de saúde do papa Francisco “continua a melhorar”.

    A equipe médica responsável pelo cuidado do pontífice também retirou o prognóstico “reservado” de Francisco, afirmando que ele tem mostrado “boa resposta” ao tratamento.

    Apesar da melhora, a expectativa é de que o papa permaneça no hospital por “vários dias”, dada a complexidade de sua condição clínica.

    O papa Francisco, de 88 anos, está internado no hospital Gemelli, de Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente hospitalizado com uma crise respiratória, o pontífice também luta contra uma pneumonia bilateral – isto é, que afeta seus dois pulmões.

    O que é prognóstico reservado

    De acordo com Amilton Silva Júnior, gerente médico da UTI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, “prognóstico reservado” é um jargão médico utilizado para caracterizar um quadro de saúde em que não é possível prever, com segurança, se o paciente irá reagir positivamente ao tratamento.

    “Normalmente, utilizamos esse termo para pacientes graves com risco de óbito muito alto”, afirma Silva Júnior à CNN.

    Segundo o especialista, o termo costuma ser utilizado em quadros caracterizados por doenças crônicas já avançadas, em que o tratamento não apresenta a resposta esperada, ou com quadros graves de saúde, como insuficiência renal, insuficiência respiratória grave, lesões neurológicas graves, parada cardíaca ou choque séptico com falência múltipla de órgãos.

    Francisco, que é papa desde 2013, sofreu vários surtos de problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

    Com informações da Reuters.

    Conheça o histórico de saúde do Papa Francisco nos últimos anos

    Tópicos