Urso escapa de caixa em bagageiro de avião e atrasa voo para Dubai
Voo de Bagdá para Dubai atrasou mais de uma hora, segundo relatou um dos passageiros


Um urso que estava sendo transportado em um voo da Iraqi Airways de Bagdá para Dubai na sexta-feira (4) causou atrasos depois que ele escapou de uma caixa no porão de carga.
A Iraqi Airways emitiu um pedido de desculpas depois que um vídeo circulou online de um passageiro do sexo masculino dizendo que o voo de volta para Bagdá atrasou “mais de uma hora devido a um urso na carga”.
Em outro vídeo, um filhote de urso pode ser visto vagando fora de sua caixa no avião, enquanto as pessoas o acariciam e tentam confortá-lo.
O urso foi sedado por uma equipe de especialistas em Dubai e retirado do avião, informou a Iraqi Airways em comunicado divulgado à CNN.
A companhia aérea disse que o urso havia escapado da caixa “na chegada ao aeroporto de Dubai”.
“A empresa pede desculpas aos passageiros do voo do Aeroporto Internacional de Bagdá para o Aeroporto de Dubai por motivos fora do controle da empresa”, afirmou.
“O atraso aconteceu devido a uma remessa no porão de carga”, acrescentou o comunicado.
“Ao chegar ao aeroporto de Dubai, o animal escapou da caixa especificada para o embarque”, disse a companhia aérea, acrescentando que estava sendo transportado segundo as diretrizes internacionais de bem-estar animal.
“A tripulação do avião coordenou a autoridade dos Emirados Árabes Unidos que enviou uma equipe especializada para sedar o animal e retirá-lo do avião. Após verificar o avião e certificar-se de que não há danos neste incidente, o voo retornou a Bagdá”, acrescentou o comunicado.
A companhia aérea não revelou por que o urso estava sendo transportado para os Emirados Árabes Unidos, nem forneceu nenhuma informação sobre seu bem-estar depois que foi sedado e retirado do avião.
Nesta segunda-feira (7), o Ministério dos Transportes do Iraque disse à CNN que havia de fato dois ursos a bordo do voo.
“Dois ursos pequenos e ameaçados foram enviados de Bagdá e, quando o voo chegou a Dubai, um dos ursos quebrou sua gaiola, forçando as autoridades de saúde e meio ambiente do aeroporto de Dubai a sedá-lo”, disse o comunicado.
A CNN entrou em contato com o governo iraquiano para obter mais detalhes sobre os ursos.
O primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, instruiu o Ministério dos Transportes do país a abrir uma investigação sobre a fuga do urso, informou o gabinete do primeiro-ministro no domingo (6).
Veja também — Urso tira selfies em câmera de vida selvagem em Colorado, EUA
- 1 de 4
Câmera de vida selvagem em Colorado, nos Estados Unidos, capturou cerca de 400 “selfies de urso” depois que um curioso urso preto começou a investigar o dispositivo • Reprodução/Twitter
- 2 de 4
- 3 de 4
-
- 4 de 4
VÍDEO — Fim do mistério! Zoológico na Inglaterra confirma que urso chinês é real