Universidade da Índia projeta 50 milhões de casos de Covid-19 em meados de junho
Estudo do Instituto Indiano de Ciência afirma que lockdown de 15 dias no país poderia reduzir número de mortes para menos de 300 mil no mesmo período


A Índia pode totalizar mais de 403 mil mortes por Covid-19 e quase 50 milhões de casos até 11 de junho deste ano, de acordo com um modelo de projeção do Instituto Indiano de Ciência.
No caso de o governo indiano impor um lockdown de 15 dias, o país poderia reduzir o número de mortes para menos de 300 mil no mesmo período e ver um total de menos de 30 milhões de casos acumulados desde o início da pandemia. Esse número cai ainda mais no caso de um lockdown de 21 e 30 dias.
Um modelo do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington de 1º de maio prevê mais de 1 milhão de mortes até o final de julho. O IHME espera que 674 milhões de pessoas sejam vacinadas até 1º de agosto e que 91.100 vidas sejam salvas pela vacinação.
Embora vários estados devam entrar em “lockdown total” nos próximos dias, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi disse, em abril, que um lockdown nacional deveria ser o último recurso.
“Na situação de hoje, temos que salvar o país do lockdown. Solicito aos estados que usem esse bloqueio como última opção. Temos que nos esforçar para evitar lockdowns e focar apenas em zonas de micro contenção “, disse Modi.
A modelagem do Instituto Indiano de Ciência é liderada pelos professores do instituto, Sashikumaar Ganesan e Deepak Subramani, e tem um laboratório de teste e relatório de média móvel de casos aprovado pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, um aplicativo de rastreamento de contato, um kit de teste e um kit de teste rápido de PCR acessível.
O governo indiano não computa sua própria projeção da Covid-19 no país.
(Texto traduzido. Leia o original aqui)