União Europeia responderá anúncio de tarifas de Trump, diz França
Declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noel Barrot, que lembrou que o presidente dos EUA "fez isso em 2018, e nós respondemos. Responderemos novamente"


A União Europeia responderá ao último anúncio de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, declarou o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noel Barrot, nesta segunda-feira (10).
Barrot disse à televisão TF1 que a França e seus parceiros europeus não devem hesitar em defender seus interesses diante das ameaças de tarifas dos Estados Unidos.
Trump disse no domingo (9) que introduzirá novas tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA, além das taxas de metais existentes, em outra grande escalada de sua reforma da política comercial.
Questionado se a França e a União Europeia responderão, Barrot afirmou: “Claro… Isso já é o que Donald Trump fez em 2018, e nós respondemos. Responderemos novamente.”
A Comissão Europeia decidirá sobre os setores que serão afetados por uma resposta, acrescentou.
“Ela (a Comissão) está pronta para apertar o gatilho quando chegar a hora. Agora, essa hora chegou. Não é do interesse de ninguém começar uma guerra comercial com a União Europeia“, ele pontuou.