União Europeia “não está negociando” sobre Groenlândia, diz chefe diplomata
Donald Trump sugeriu anexação da ilha ao território americano


A União Europeia “não está negociando” sobre a Groenlândia, disse a chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, nesta segunda-feira (27). A fala ocorre em meio a alegações do presidente americano, Donald Trump, de que os Estados Unidos precisam controlar a Groenlândia para fins de segurança.
“Não estamos negociando sobre a Groenlândia. É claro que estamos apoiando nosso Estado-membro, a Dinamarca, e sua região autônoma, a Groenlândia, mas não deveríamos também entrar em especulações sobre o que pode acontecer, porque essa não é a situação no momento”, disse Kallas a repórteres após uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da UE.
A Groenlândia e a Dinamarca afirmaram publicamente que a ilha ártica não está à venda, com o primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, dizendo que seu povo deve decidir seu próprio futuro.
Trump afirmou na terça-feira (7) que “precisamos da Groenlândia para fins de segurança nacional”.
“As pessoas nem sequer sabem se a Dinamarca tem algum direito legal sobre a Groenlândia, mas se tiverem, deveriam desistir, porque precisamos dela para a segurança nacional”, disse ele em uma coletiva de imprensa em Mar-a-Lago.
Entenda por que Trump quer tanto anexar a Groenlândia
Em dezembro, Trump retomou os apelos feitos em sua primeira presidência para a posse da Groenlândia pelos EUA, chamando-a de “uma necessidade absoluta “.
O presidente eleito diz que possuir a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA, mas especialistas dizem que ele também pode estar de olho em outros aspectos da Groenlândia, como seu tesouro de recursos naturais — incluindo metais de terras raras — que podem se tornar mais acessíveis à medida que as mudanças climáticas derretem o gelo do território.
Entenda mais sobre os possíveis motivos nesta matéria.