Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia condena ataque russo a shopping: “Ato hediondo”

    Bombardeio em shopping no centro da Ucrânia deixou ao menos 18 mortos; "Rússia tem total responsabilidade", afirmam europeus

    Da CNN

    A União Europeia disse que condena “nos termos mais fortes possíveis” o ataque com mísseis russos a um shopping center em Kremenchuk, no centro da Ucrânia, chamando-o de “ato hediondo”.

    O número de pessoas mortas no ataque subiu para 18, nesta terça-feira (28), disse uma autoridade regional, com operações de busca e resgate ainda em andamento.

    Um comunicado divulgado na manhã desta terça-feira dizia: “A UE condena nos termos mais fortes possíveis o ataque com mísseis russos a um shopping center na cidade ucraniana de Kremenchuk.”

    “Centenas de civis inocentes estavam presentes no centro no momento do ataque. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias”, acrescenta o comunicado.

    “Este é mais um ato hediondo em uma série de ataques a civis e infraestruturas civis pelas Forças Armadas russas, incluindo mais recentemente ataques de mísseis a edifícios e infraestruturas civis em Kyiv e outras regiões”, afirmou a União Europeia.

    “O bombardeamento contínuo de civis e infraestruturas civis é repreensivo e totalmente inaceitável e equivale a crime de guerra”, acrescenta.

    “A Rússia tem total responsabilidade por esses atos de agressão e toda a destruição e perda de vidas que causa. Ela será responsabilizada por eles”, disse..

    “A UE reitera sua total solidariedade com o povo ucraniano. A UE continuará a fornecer forte apoio à resiliência econômica, militar, social e financeira geral da Ucrânia, incluindo ajuda humanitária”, conclui o bloco.

    Zelensky acusa Rússia de “terrorismo insano” em reação ao ataque ao shopping

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de ter “terroristas totalmente insanos” em referência ao ataque aéreo em um shopping em Kremenchuk, no centro da Ucrânia. O bombardeio deixou ao menos 18 mortos.

    Nesta terça-feira (28), Zelensky disse o mundo deve parar com o “terror russo”.

    “Estes não são ataques de mísseis fora do alvo em jardins de infância, escolas, shopping centers, prédios de apartamentos, são ataques calculados dos invasores. A Rússia deve ser reconhecida como um patrocinador estatal do terrorismo. O mundo pode e , portanto, deve parar o terror russo”, afirmou o presidente ucraniano.

    O ataque ao shopping na segunda-feira (27), além de deixar 18 mortos, deixou dezenas de desaparecidas. Líderes na cúpula do G7 na Alemanha chamaram o ataque de “abominável” e “um crime de guerra”.

     

    Tópicos