União Europeia aprova quinta rodada de sanções contra a Rússia
Novas medidas incluem a proibição das importações de carvão russo e o embargo às exportações de armas para a Rússia


A União Europeia aprovou nesta quinta-feira (7) uma quinta rodada de sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, de acordo com a presidência francesa do Conselho da Europa.
As novas medidas incluem a proibição das importações de carvão russo, bem como o embargo às exportações de armas para a Rússia.
Também inclui o fechamento de portos da União Europeia para navios russos e a proibição de exportações de produtos de alta tecnologia para Moscou.
O texto legal que inclui os nomes dos “oligarcas, atores da propaganda russa, membros do aparato de segurança e militar e entidades do setor industrial e tecnológico” será formalmente publicado na sexta-feira (8).
Os Estados Unidos anunciaram novas sanções à Rússia nesta quarta-feira (6) em coordenação com o G7 e a União Europeia, de acordo com um funcionário do governo norte-americano.
A autoridade disse que o pacote abrangente “irá impor custos significativos à Rússia e a levará ainda mais longe no caminho do isolamento econômico, financeiro e tecnológico”.
O novo pacote de sanções dos EUA irá:
- Proibir todos os novos investimentos na Rússia;
- Aumentar as sanções contra instituições financeiras e empresas estatais na Rússia;
- Sancionar funcionários do governo russo e seus familiares.