Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    UE convoca enviado russo e exige investigação independente da morte de Navalny

    Opositor de Putin morreu na última sexta-feira após passar mal

    Alexei Navalny durante audiência em Moscou
    Alexei Navalny durante audiência em Moscou 22/8/2019 REUTERS/Evgenia Novozhenina

    Andrew Grayda Reuters

    A União Europeia convocou o representante da Rússia no bloco e cobrou uma investigação independente internacional sobre a morte do líder da oposição, Alexei Navalny, disse o serviço diplomático da UE nesta terça-feira (20).

    A UE disse que Michael Siebert, uma autoridade sênior do Serviço Europeu para Ação Externa, também pediu que a Rússia liberasse o corpo de Navalny à família sem mais demoras em uma reunião com Kirill Loginov, representante permanente interino da Rússia na UE.

    “A UE transmitiu a sua indignação pela morte do político de oposição russo, Alexei Navalny, em que a responsabilidade final é do presidente (Vladimir) Putin e das autoridades russas”, afirmou.

    Siebert “cobrou que a Rússia permita uma investigação internacional transparente e independente sobre as circunstâncias” da morte de Navalny, acrescentou.

    O Kremlin negou envolvimento na morte de Navalny e diz que as acusações do Ocidente de que Putin foi responsável são inaceitáveis. O Comitê Investigativo da Rússia afirma que lançou uma investigação processual sobre a morte, e o Kremlin disse que não cede às exigências da UE.

    Navalny, 47, ficou inconsciente e morreu repentinamente na última sexta-feira, após uma caminhada na colônia penal acima do Círculo Ártico, onde estava cumprindo uma sentença de três décadas, disse o serviço carcerário da Rússia.