Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    UE concorda em colocar quatro meios de comunicação russos na lista de sanções

    Rússia alertou que se bloco impusesse restrições à mídia russa, os repórteres ocidentais na Rússia sentiriam uma resposta rápida, dura e dolorosa

    Bandeiras da União Europeia em frente à sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica
    Bandeiras da União Europeia em frente à sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica 01/03/2023REUTERS/Johanna Geron

    Charlotte Van CampenhoutAndrew Grayda Reuters

    Os embaixadores da União Europeia (UE) concordaram em princípio nesta quarta-feira (15) em colocar quatro meios de comunicação russos em sua lista de sanções. A comissária da UE para Valores e Transparência, Vera Jourova, na plataforma de mídia social X, que as acusações são de propaganda.

    “Quatro redes de propaganda ligadas ao Kremlin (foram) adicionadas à lista de sanções: Voice of Europe, RIA Novosti, Izvestija e Rossiyskaya Gazeta”, disse Jourova. Ela acrescentou também que foi proibido o financiamento russo aos meios de comunicação da UE, organizações não-governamentais e partidos políticos.

    Ambas as medidas fazem parte de um 14º pacote planejado de sanções contra a Rússia devido à invasão em grande escala da Ucrânia em 2022, de acordo com um documento que a Reuters viu na semana passada. O bloco já impôs sanções à empresa estatal russa Russia Today e ao Sputnik.

    A UE não especificou imediatamente quais as medidas aplicáveis ​​aos meios de comunicação adicionados à lista de sanções. Para os meios de comunicação social já acrescentados anteriormente, as sanções significaram que perderam os seus direitos de transmissão na UE.

    A Rússia alertou a UE na quarta-feira que se o bloco impusesse restrições à mídia russa, os repórteres ocidentais na Rússia sentiriam uma resposta rápida, dura e dolorosa do Estado russo.