Ucranianos surpreenderam por estarem bem preparados militarmente, diz professor
Professor de História Contemporânea da USP, Paulo Segrillo, falou à CNN, nesta quarta-feira (16), sobre os desdobramentos da guerra
O professor de História Contemporânea da USP, Paulo Segrillo, falou à CNN, nesta quarta-feira (16), sobre os desdobramentos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Para o especialista, o preparo militar da Ucrânia surpreendeu as forças russas, e o apoio de países ocidentais fez com que a resistência fosse muito maior do que a esperada por Vladimir Putin.
“Os ucranianos surpreenderam porque estiveram bem preparados militarmente. Eles começaram uma preparação antes de 2014 e se acelerou a partir de 2014. Houve treinamento das forças armadas, a vinda de equipamentos do exterior, então chegaram nesse ano mais preparados”, disse o professor.
“E os países ocidentais estão enviando também muita ajuda militar, tudo isso junto realmente surpreendeu o Putin e fez a resistência ser muito maior do que se esperava anteriormente”, acrescentou.
Segrillo destaca que a Rússia já está sentindo o golpe, principalmente pelas sanções econômicas impostas por outros países.
“Acho que nos últimos dias houve alguns avanços, infelizmente não tanto pela astúcia dos diplomatas, mas pelo esgotamento de ambos os lados. A Ucrânia pelo lado militar, mas acho que a Rússia também está sentido o golpe, principalmente das sanções econômicas, que são vistas geralmente tendo efeito no longo prazo. Mas a Rússia, pelo grau das sanções, está sentindo os efeitos imediatamente”, disse o professor.