Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia usar armas da Otan em território russo é “escala perigosa”, diz Kremlin

    Países da aliança militar têm flexibilizado restrições ao uso de mísseis doados a Kiev

    Dmitry Antonovda Reuters , Moscou

    O Kremlin disse nesta sexta-feira (12) que tomou nota das declarações de alguns países ocidentais na cúpula da Otan desta semana, permitindo que Kiev usasse armas fornecidas para atacar o território russo, num movimento que chamou de escalada perigosa.

    O principal assessor presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, pediu na quinta-feira (11) o fim das restrições impostas ao uso de armas fornecidas pelos aliados contra alvos no interior da Rússia, dizendo que isso seria uma “virada de jogo” no combate a Moscou.

    “Vemos declarações de representantes de algumas capitais, Londres e assim por diante, que não veem nenhuma restrição nesse sentido, e vemos países que estão tentando manter o equilíbrio e dizem que são contra essa flexibilização dos termos de uso de mísseis de longo alcance”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres.

    Peskov disse que Moscou acredita que tais armas já estavam sendo usadas para atacar solo russo.

    “Mas no final, o principal é que estes mísseis já estão atingindo o nosso território… Quanto a aumentar esta distância, isto é pura provocação, uma nova e muito perigosa escalada de tensão”, disse Peskov.

    Tópicos