Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia tem regiões com apagão e falta de água após ataques russos

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que até terça-feira (18), 30% das usinas elétricas do país foram destruídas desde 10 de outubro

    Maria Kostenkoda CNN*

    Dnipropetrovsk foi atingida “a noite toda” por ataques russos, causando cortes de energia em cidades e vilarejos na região central da Ucrânia, disse um oficial militar em um post do Telegram nesta quarta-feira (19).

    “Os russos atacaram a região a noite toda com várias armas. Dois distritos — Kryvyi Rih e Nikopol — foram bombardeados. A infraestrutura de energia no distrito de Kryvyi Rih foi atingida por foguetes [causando] séria destruição”, disse Valentyn Reznichenko, chefe da administração militar regional de Dnipropetrovsk.

    “Não há eletricidade nas cidades e vilas nas comunidades territoriais de Apostolove, Zelenodolsk, Shyroke e Sofiivka e em um dos distritos de Kryvyi Rih.”

    Também houve “quedas de água” nas mesmas comunidades, acrescentou o post.

    Na quarta-feira, o prefeito de Kryvyi Rih disse que partes da cidade estavam sem eletricidade devido a uma greve noturna em uma instalação de energia.

    A Ucrânia vem enfrentando um amplo ataque à infraestrutura crítica e fontes de energia das forças russas esta semana.

    Na terça-feira, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que os militares do país tinham como alvo “sistemas de energia” na Ucrânia.

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que até terça-feira, 30% das usinas elétricas do país foram destruídas desde 10 de outubro, contribuindo para “apagões maciços” em todo o país.

    Mais de 1.000 assentamentos ucranianos ficaram sem energia na terça-feira

    Mais de 1.000 assentamentos na Ucrânia não tinham energia na terça-feira após a onda de ataques da Rússia a infraestruturas críticas em todo o país, de acordo com o Ministério da Energia ucraniano.

    “1.162 assentamentos permanecem sem fornecimento de energia no momento”, disse Oleksandr Khorunzhyi, porta-voz do Serviço de Emergência do Estado do país, na terça-feira, citando o ministério.

    “Isso está nas regiões de Dnipropetrovsk, Zhytomyr, Kirovohrad, Kharkiv, Donetsk, Zaporizhzhia, Luhansk, Mykolaiv e Kherson – inclusive nos territórios ocupados”, acrescentou.

    Partes do território ucraniano foram atingidas por cortes de eletricidade e água, já que o Kremlin aumentou os ataques a instalações de energia no início desta semana.

    Rússia destruiu 30% das usinas de energia da Ucrânia, diz Zelensky

    Desde 10 de outubro, 30% das usinas de energia da Ucrânia foram destruídas, de acordo com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.

    “Outro tipo de ataque terrorista russo: visando energia e infraestrutura crítica. Desde 10 de outubro, 30% das usinas de energia da Ucrânia foram destruídas, causando apagões maciços em todo o país. Não há espaço para negociações com o regime de Putin”, disse Zelensky em publicação no Twitter nesta terça-feira (18).

    O anúncio de Zelensky ocorre na sequência dos recentes ataques da Rússia à infraestrutura energética crítica na Ucrânia.

    Áreas em pelo menos três cidades ucranianas foram atingidas por quedas de energia após os ataques da Rússia a infraestruturas importantes na terça-feira, segundo autoridades locais.

    *Com informações da Reuters

    Tópicos