Ucrânia tem nove corredores humanitários acordados para esta quarta-feira (23)
Não há a inclusão de Mariupol entre as cidades contempladas; região separatista declarou que haverá cessar-fogo para saída de civis
Um acordo foi alcançado para tentar evacuar civis presos em vilas e cidades ucranianas através de nove “corredores humanitários” nesta quarta-feira (23), disse a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk.
Sinalizando que nenhum acordo foi alcançado com a Rússia para estabelecer um corredor seguro no coração de Mariupol, ela disse que as pessoas que desejam deixar a cidade portuária sitiada encontrarão transporte nas proximidades de Berdyansk.
Uma das regiões com a evacuação de civis prevista é a província de Luhansk, reconhecida como independente pela Rússia no leste da Ucrânia.
O governador da região disse que foi estabelecido um acordo sobre um cessar-fogo local para evacuar civis presos pelos combates. Sergey Gaidal anunciou a determinação pelo Telegram, e acrescentou que trégua se inicia às 9h da manhã no horário local (4h no horário de Brasília).
“Atenção!! Um corredor humanitário foi acordado: os moradores de Rubizhne, Lysychansk, Severodonetsk, Hirska Community serão evacuados hoje”, escreveu Gadai.