Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia tem apagões de emergência após meses de ataques russos à rede elétrica

    Moscou intensificou os esforços para paralisar o sistema energético da Ucrânia no mês passado, enquanto as tropas ucranianas lutam para manter posições

    Mariya Knightda CNN

    A operadora estatal da rede elétrica ucraniana anunciou, na terça-feira (14), que estão sendo introduzidos cortes de energia de emergência após uma série de devastadores ataques russos à infraestrutura energética do país.

    As paralisações de emergência em toda a Ucrânia foram implementadas das 21h à meia-noite, no horário local, de terça-feira, de acordo com a Ukrenergo.

    A escassez “significativa” de energia piorou quando as pessoas usaram mais energia durante o frio recente, acrescentou Ukrenergo.

    Moscou intensificou os esforços para paralisar o sistema energético da Ucrânia no mês passado, enquanto as tropas ucranianas lutam para manter posições nas principais linhas de frente, especialmente no leste.

    Em 8 de maio, as forças russas realizaram um ataque “massivo” com mísseis à infraestrutura energética da Ucrânia, visando instalações de geração e transmissão de energia nas regiões de Poltava, Kirovohrad, Zaporizhzhia, Lviv, Ivano-Frankivsk e Vinnytsia.

    A maior empresa de energia da Ucrânia, DTEK, disse que mísseis russos atingiram três das suas centrais térmicas em 8 de maio, acrescentando que foi a quinta vez que a sua infraestrutura foi alvo de ataques nas últimas seis semanas.

    Tópicos