Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia quer duplicar capacidades de defesa aérea nos próximos meses

    Zelensky disse que a país também recebeu “apoio adicional” dos Estados Unidos

    Da Reuters

    O presidente Volodymyr Zelensky disse nesta sexta-feira (5) que queria dobrar a capacidade de defesa aérea da Ucrânia durante o verão do hemisfério norte. A declaração acontece depois do país receber o terceiro sistema Patriot fornecido pela Alemanha, em resposta a pedidos de equipamento para proteção contra ataques aéreos russos.

    Moscou renovou os seus ataques aéreos à rede elétrica nacional da Ucrânia na Primavera, causando apagões generalizados. Zelensky disse que a Ucrânia precisa de pelo menos sete sistemas Patriot adicionais para se proteger.

    “Estabeleci uma tarefa para nossa equipe dobrar nossas capacidades de defesa neste verão, principalmente Patriot e outros”, disse o líder ucraniano aos líderes regionais, referindo-se também aos sistemas Hawk dos EUA e o Iris da Alemanha.

    “E agora estamos começando a ver resultados”, Zelensky acrescentou.

    Nos comentários, publicados no seu canal do Telegram, Zelensky disse que a Ucrânia também recebeu nesta sexta-feira “apoio adicional” dos Estados Unidos, mas não deu detalhes.

    Anteriormente, em seu discurso noturno em vídeo, o presidente expressou gratidão à Alemanha por fornecer o terceiro sistema Patriot.

    O embaixador alemão na Ucrânia, Martin Jaeger, acrescentou no X que o sistema recém-fornecido protegerá ainda mais os civis e a infraestrutura crítica.

    “A tripulação ucraniana completou com sucesso o treinamento apropriado na Alemanha”, disse Jaeger.

    Kiev indicou que espera progressos nos fornecimentos de defesa aérea na cúpula da Otan em Washington na próxima semana. Um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse que se espera que Kiev receba “boas notícias” na cúpula.

    A Rússia lançou a invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e utiliza regularmente o seu arsenal de mísseis e drones para conduzir ataques de longo alcance.

    Tópicos