Ucrânia precisa de “jogadores sérios” para garantir segurança, diz Zelensky
Falando a jornalistas na TV estatal, presidente ucraniano disse que ainda não recebeu "uma lista específica de países que estão preparados para nos defender 100%"
A Ucrânia precisa de “jogadores sérios que estejam prontos para ir até o fim” quando se trata de garantias de segurança, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Falando a jornalistas na TV estatal ucraniana na terça-feira, Zelensky disse que a Ucrânia ainda não recebeu “uma lista específica desses países que estão preparados para nos defender 100%”.
Ele disse que a Ucrânia está atualmente discutindo garantias de segurança com países como França, Estados Unidos, Alemanha, Turquia, Reino Unido e Polônia.
“Precisamos de jogadores sérios que estejam prontos para ir até o fim. Precisamos de um círculo de países que em 24 horas nos forneçam quaisquer armas”, disse Zelensky.
Esses países precisam ser estados “que tenham influência real sobre a política de sanções” e que estejam preparados para se mobilizar “assim que ouvirmos qualquer ameaça da Federação Russa”, acrescentou.
“Esses países se uniriam. E dentro de 24 horas, dois ou três dias vão impor tudo, bloquear tudo. E simplesmente colocar esse país em contenção”, disse.
Sobre o tema da adesão à Otan, Zelensky disse que mesmo que a Rússia “coloque como condição” que a Ucrânia não se junte à aliança, o país “deu muitas vidas para não ser franco”.
“Se nos for oferecida a adesão à OTAN amanhã sem brincar com nossas vidas, então vamos aderir”, acrescentou.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”737292″ title_galeria=”Posições das forças russas e ucranianas ao redor de Kiev durante a guerra”/]