Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia pede que Mongólia prenda Putin com base em mandado internacional

    Presidente russo vai visitar o país na primeira semana de setembro

    Yuliia Dysada Reuters

    A Ucrânia pediu à Mongólia nesta sexta-feira (30) que prendesse o presidente russo Vladimir Putin com base em um mandado do Tribunal Penal Internacional quando ele visitar o país em 3 de setembro, mas o Kremlin disse que não estava preocupado com a viagem.

    O TPI emitiu um mandado de prisão em março do ano passado contra Putin, acusando-o do crime de guerra de deportar ilegalmente centenas de crianças da Ucrânia. O Kremlin rejeitou a acusação, dizendo que ela é politicamente motivada.

    O mandado obriga os 124 estados-membros do tribunal, incluindo a Mongólia, a prender Putin e transferi-lo para Haia para julgamento se ele pisar em seu território.

    “Pedimos às autoridades que cumpram o mandado de prisão internacional obrigatório e transfiram Putin para o Tribunal Penal Internacional em Haia”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia no Telegram.

    Questionado se o Kremlin estava preocupado com o fato de a Mongólia ser membro do TPI, o porta-voz Dmitry Peskov disse aos repórteres: “Não, não se preocupe com isso. Temos um ótimo diálogo com nossos amigos da Mongólia.”

    Questionado se houve discussões com as autoridades sobre o mandado do TPI, Peskov disse: “Obviamente, a visita, todos os aspectos da visita foram amplamente discutidos.”

    Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo

    Tópicos