Ucrânia pede à Rússia que “pare com os jogos vorazes” por desistência do acordo de grãos
Rússia culpou ataques de drones na cidade de Sebastopol, na Crimeia pra suspender tratado
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia reuniu outros países para exigir que a Rússia “pare com seus jogos vorazes” depois que Moscou desistiu de um acordo de exportação de grãos mediado pela ONU no sábado.
A Rússia citou ataques de drones na cidade de Sebastopol, na Crimeia, como motivo para suspender indefinidamente o acordo, culpando os ataques a Kyiv.
“Nós alertamos sobre os planos da Rússia de arruinar a Iniciativa de Grãos do Mar Negro. Agora Moscou usa um falso pretexto para bloquear o corredor de grãos que garante a segurança alimentar para milhões de pessoas”, tuitou o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.
O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia disse que seis navios contendo 180.000 toneladas de produtos agrícolas deixaram os portos do país na sexta-feira, com destino à África, Ásia e Europa. Isso incluiu o graneleiro LINA, que continha 25.000 toneladas de milho para o Egito, disse o ministério em comunicado.
Ele acrescentou que 403 navios contendo 9,1 milhões de toneladas de produtos para a Ásia, Europa e África deixaram os portos ucranianos desde que o acordo foi negociado em julho.