Ucrânia não vai abrir mão do leste do país para acabar com guerra, diz Zelensky
Para o presidente ucraniano, não há garantias de que a Rússia vai descartar tomar Kiev se obtiver sucesso no Donbass


O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse à CNN que a Ucrânia não está disposta a abrir mão do território na parte leste do país para acabar com a guerra com a Rússia, e os militares da Ucrânia estão preparados para lutar contra Moscou na região de Donbass — uma batalha que ele diz poder influenciar toda a guerra.
Zelensky declarou, em uma entrevista exclusiva na sexta-feira com Jake Tapper, da CNN, que seu país não tem garantia de que a Rússia não tentará novamente tomar Kiev se for capaz de capturar Donbass.
“É por isso que é muito importante para nós não permitirmos que eles se mantenham firmes, porque esta batalha pode influenciar o curso de toda a guerra”, disse Zelensky.
“Porque não confio nos militares russos e na liderança russa”, continuou ele. “O fato de termos lutado e deles terem partido, fugindo de Kiev, do norte, de Chernihiv e daquela direção, não significa que, se eles forem capazes de capturar Donbass, eles não irão mais em direção a Kiev.”
Já se passaram mais de sete semanas do ataque do presidente russo Vladimir Putin à Ucrânia. As forças armadas da Ucrânia tiveram sucesso na resistência à ofensiva da Rússia, uma surpresa para a inteligência dos Estados Unidos e para um Kremlin que planejava uma vitória rápida e decisiva.
Mapa: as posições das forças russas e ucranianas ao redor de Kiev durante a guerra
- 1 de 6
2 de março • Arte/CNN
- 2 de 6
21 de março • Arte/CNN
- 3 de 6
25 de março • Arte/CNN
-
- 4 de 6
29 de março • Arte/CNN
- 5 de 6
2 de abril • Arte/CNN
- 6 de 6
3 de abril • Arte/CNN
-