Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tropas conquistam avanços no front leste, afirma vice-ministra da Ucrânia

    Hanna Maliar afirmou que houve progressos em "várias direções" e que em algumas direções as tropas mudaram a tática defensiva para ofensiva; Grupo Wagner admite perdas em Bakhmut 

    Hanna Maliar demonstrou otimismo mas certa cautela ao falar dos avanços ucranianos
    Hanna Maliar demonstrou otimismo mas certa cautela ao falar dos avanços ucranianos STR/NurPhoto via Getty Images

    Maria Kostenkoda CNN

    Kiev

    As tropas ucranianas estão avançando na frente oriental, de acordo com a vice-ministra da Defesa do país, Hanna Maliar.

    As tropas terrestres estavam “realizando ações ofensivas” e “avançaram em várias direções” perto dos assentamentos de Orikhovo-Vasylivka, Paraskoviivka, Ivanivske e Klishchiivka, disse ela em um post no Telegram na segunda-feira (5).

    A CNN não pode verificar os relatórios do campo de batalha.

    Anteriormente, Maliar havia dito no Telegram que as tropas ucranianas estavam “mudando para ações ofensivas em algumas direções”.

    Anteriormente, Maliar afirmou no Telegram que a Rússia estava espalhando informações sobre uma contraofensiva ucraniana “para desviar a atenção” do que ela disse serem desafios que o exército invasor enfrentou em Bakhmut, no leste.

    Em Bakhmut – que Maliar disse “permanecer o epicentro” dos combates – a Ucrânia está tendo algum “sucesso” ao assumir as “alturas dominantes” ao redor da cidade, afirmou ela.

    Em seu post no Telegram, Maliar também disse que as tropas ucranianas estão “mudando para ações ofensivas em algumas direções”, mas enquadrou isso como parte da “operação de defesa” geral da Ucrânia que começou depois que a Rússia lançou sua tentativa de invasão em grande escala em fevereiro do ano passado.

    “Continuamos a defesa que iniciamos em 24 de fevereiro de 2022. A operação de defesa contém tudo, inclusive ações contraofensivas. Portanto, estamos mudando para ações ofensivas em algumas direções”, disse ela.

    Na segunda-feira anterior, Maliar e outras autoridades postaram um vídeo nas redes sociais pedindo silêncio sobre qualquer notícia em potencial de uma contraofensiva.

    O líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou que as Forças Armadas ucranianas retomaram algumas terras ao norte de Bakhmut. “Berkhovka já foi perdido e as tropas estão saindo de lá”, disse ele em uma mensagem de áudio no Telegram.

    (Com colaboração de Sebastien Shukla)