Ucrânia diz que tropas russas no leste sofrem com problemas de reabastecimento
Segundo as Forças Armadas Ucrânia, militares da Rússia reclamam de falhas em equipamentos e da qualidade dos alimentos fornecidos
As Forças Armadas ucranianas disseram no domingo (17) que, enquanto a Rússia continua a preparar reforços para uma ofensiva no leste, suas tropas estão enfrentando problemas de abastecimento.
Em um comunicado publicado no Facebook, as forças da Ucrânia alegam que “os militares russos estão constantemente reclamando da falta de rotação, equipamentos que falham constantemente, qualidade dos alimentos e do combustível fornecido”.
A Ucrânia relatou relativamente pouco combate durante a noite, mas disse que a Rússia continuou a lançar ataques aéreos em Mariupol, onde unidades ucranianas cercadas em uma usina siderúrgica ainda estão resistindo.
As Forças Armadas também afirmaram que em áreas sob ocupação russa “continuam os saques e a violência dos militares russos contra a população civil. Essas ações são incentivadas por seu comando militar”.
A Operação de Forças Conjuntas da Ucrânia, responsável pela ação militar no leste, disse que 10 ataques russos foram repelidos no sábado (16) e que 15 tanques russos e outros equipamentos foram destruídos.
Serhii Haidai, chefe da Administração Militar Regional de Luhansk, disse que quatro arranha-céus na cidade de Severodonetsk foram atingidos e pegaram fogo. Ele não forneceu detalhes sobre vítimas.
Haidai estimou anteriormente que 70% da cidade já está destruída. “Não há quase nada para destruir lá. O inimigo destruiu a maior parte do parque habitacional durante as últimas seis semanas”, disse ele.