Ucrânia diz que realizou “ataque destrutivo” em depósito de munição russo na Crimeia
Forças ucranianas intensificaram ofensivas aos sistemas de defesa aérea da Rússia na península
O comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, disse nesta terça-feira (2) que os militares realizaram um “ataque destrutivo” contra um depósito de munição russo na Crimeia, ocupada por Moscou, na segunda-feira (1º).
“Mais uma vez, as aeronaves ucranianas ‘destruídas’ pela propaganda inimiga continuam a realizar missões de combate com sucesso”, disse Oleshchuk no Telegram. O militar se referiu na mensagem a um relatório do Ministério da Defesa da Rússia de que cinco jatos militares ucranianos foram destruídos em um campo de aviação na região de Poltava.
Oleshchuk não especificou a localização exata, mas postou um vídeo de um canal local do Telegram, Krymskiy Veter, ligado à Ucrânia, supostamente mostrando o ataque em Balaklava, perto de Sebastopol.
A Reuters não conseguiu verificar imediatamente a declaração ou o vídeo.
O governador de Sebastopol, empossado pela Rússia, Mihail Razvozhaev, disse na segunda-feira (1º) que as forças aéreas destruíram cinco alvos ucranianos no Mar Negro e no distrito de Balaklava. Ele não mencionou danos extensos, exceto pequenos incêndios em uma floresta e carros danificados.
Nos últimos dois anos da invasão em grande escala da Rússia, a Ucrânia realizou vários ataques aéreos e navais contra alvos russos na Crimeia e causou danos significativos à frota de Moscou no Mar Negro.
Ultimamente, a Ucrânia também intensificou os ataques aos sistemas de defesa aérea russos na península.