Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia diz que drones russos atingiram Romênia, que nega ataque

    Ministério da Defesa romeno disse que "em nenhum momento os meios de ataque da Rússia geraram ameaças militares diretas no território"

    Da Reuters

    A Ucrânia disse nesta segunda-feira (4) que drones russos foram detonados no território da Romênia, membro da aliança militar ocidental Otan, durante um ataque aéreo noturno em um porto ucraniano no rio Danúbio, mas Bucareste negou que o país tenha sido atingido.

    O ataque aéreo russo ocorreu horas antes do presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutir a retomada do acordo do Mar Negro com o patrocinador do acordo, o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan.

    “De acordo com o serviço estatal de guarda de fronteira da Ucrânia, ontem à noite, durante um ataque massivo russo perto do porto de Izmail, os ‘Shakheds’ russos caíram e detonaram no território da Romênia“, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko, referindo-se aos drones fabricados no Irã.

    “Esta é mais uma confirmação de que o terror dos mísseis da Rússia representa uma enorme ameaça não só para a segurança da Ucrânia, mas também para a segurança dos países vizinhos, incluindo os Estados-membros da Otan“, escreveu ele no Facebook.

    Nikolenko publicou uma foto mostrando as chamas de uma explosão visíveis por meio de um rio. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente o ponto de vista da imagem.

    O Ministério da Defesa romeno disse que o país não foi atingido.

    “O Ministério da Defesa nega categoricamente informações do espaço público sobre a chamada situação noturna, durante a qual drones russos teriam caído no território nacional da Romênia“, afirmou a pasta. “Em nenhum momento os meios de ataque da Rússia geraram ameaças militares diretas no território ou nas águas nacionais romenas.”

    A Otan tem um compromisso de defesa mútua, segundo o qual a aliança militar considera um ataque a um aliado como um ataque a todos os membros.

    Moscou tem conduzido ataques aéreos de longo alcance contra alvos na Ucrânia desde o início da sua invasão no ano passado. Em julho, após a Rússia abandonar um acordo que suspendia um bloqueio russo aos portos ucranianos no Mar Negro, o país começou a atacar repetidamente os portos fluviais ucranianos localizados através do Danúbio, a partir da Romênia.

    A Reuters não conseguiu verificar de forma independente nenhum dos relatos, que seria um caso raro de armas desviadas da guerra na Ucrânia atingindo um membro vizinho da aliança militar ocidental.

    Tópicos