Ucrânia dispara mísseis britânicos contra Rússia um dia após usar armas dos EUA
Mísseis Storm Shadow foram lançados contra alvos russos, confirmou autoridade
A Ucrânia disparou nesta quarta-feira (20) uma série de mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia, a mais recente arma ocidental autorizada a ser utilizada contra alvos russos, um dia depois de atirar mísseis norte-americanos ATACMS.
Os ataques foram amplamente noticiados por correspondentes de guerra russos pelo Telegram e confirmados por uma autoridade, sob condição de anonimato.
Moscou disse que o uso de armas ocidentais para atacar território russo longe da fronteira e na direção do interior do território seria uma grande intensificação do conflito.
Kiev afirma que precisa ter a capacidade de se defender atingindo bases russas na retaguarda, usadas para apoiar a invasão de Moscou, que entrou em seu milésimo dia nesta semana.
O governo de Kiev tem pressionado seus parceiros ocidentais por permissão para usar essas armas para atingir alvos dentro da Rússia. O presidente americano, Joe Biden, autorizou o uso dos ATACMS nesta semana, dois meses antes de deixar o cargo.
Washington disse não ver necessidade de ajustar sua própria postura nuclear e acusou Moscou de recorrer a uma retórica irresponsável.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel