Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia declara primeiro uso bem-sucedido de mísseis doados pelo Ocidente, diz Reino Unido

    De acordo com o Ministério da Defesa britânico, alvo do ataque deve ter sido o rebocador naval russo Spasatel Vasily Bekh

    Forças ucranianas disparam míssil GRAD contra tropas russas na região do Donbass, em 10 de abril de 2022
    Forças ucranianas disparam míssil GRAD contra tropas russas na região do Donbass, em 10 de abril de 2022 Wolfgang Schwan/Anadolu Agency via Getty Images

    Akanksha Khushida Reuters

    Forças ucranianas reivindicaram na semana passada seu primeiro uso bem-sucedido de mísseis antinavio Harpoon doados pelo Ocidente para engajar forças russas, disse a Inteligência Militar Britânica nesta terça-feira (21).

    “O alvo do ataque foi quase certamente o rebocador naval russo Spasatel Vasily Bekh, que estava entregando armas e pessoal para a Ilha da Cobra, no noroeste do Mar Negro”, disse o Ministério da Defesa em sua atualização diária no Twitter.

    A guerra entrou em uma fase de atrito brutal nas últimas semanas, com as forças russas se concentrando em partes do Donbass controladas pela Ucrânia, que a Rússia reivindica em nome dos separatistas.

    Na segunda-feira (20), os russos conquistaram a cidade de Metelkine, a leste de Severodonetsk – no coração do Donbass.

    “Infelizmente, atualmente não controlamos Metelkine perto do centro regional”, disse Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional de Luhansk.

    O exército de Putin intensificou o uso de artilharia e ataques aéreos para atingir posições ucranianas em Severodonetsk, enquanto a batalha pela cidade estratégica continua se arrastando, acrescentou Hayday.

    “Eles estão trabalhando duro na zona industrial de Severodonetsk e nos arredores da cidade”, disse Hayday. “O mesmo acontece nos distritos de Toshkivka e Ustynivka.”

     

    *Com informações de Denis Lapin, da CNN