Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia cria centros para ajudar a fornecer aquecimento e água, diz Zelensky

    Milhares de centros espalhados por todo o país vão oferecer eletricidade, calor, água, serviço de internet, ligações de telefone celular e farmácia, gratuitamente e 24 horas

    Thomas Neweyda Reuters

    Os ucranianos que precisam de serviços básicos se a Rússia derrubar usinas elétricas e outras instalações neste inverno podem recorrer a “centros de invencibilidade” especiais, disse o presidente Volodymyr Zelensky na terça-feira (22).

    Milhares de centros espalhados por todo o país vão oferecer eletricidade, calor, água, serviço de internet, ligações de telefone celular e farmácia, gratuitamente e 24 horas por dia.

    Os ataques russos cortaram a energia por longos períodos para até 10 milhões de consumidores por vez. A operadora da rede elétrica nacional da Ucrânia disse na terça-feira que o dano foi colossal.

    “Se ataques russos maciços acontecerem novamente e for claro que a energia não será restaurada por horas, os ‘centros de invencibilidade’ entrarão em ação com todos os serviços principais”, disse Zelensky em um discurso de vídeo noturno.

    “Todos devemos estar preparados para qualquer cenário, dada a forma como os terroristas estão lutando contra nosso povo e o que estão tentando fazer.”

    Zelensky disse que mais de 4.000 centros já foram criados, com mais sendo planejados.

    A energia se tornou um ponto focal da campanha da Rússia na Ucrânia, com Zelenski e outras autoridades pedindo aos consumidores ucranianos que economizem eletricidade e mudem o uso para horários fora do pico.

    “Tenho certeza de que, ajudando uns aos outros, conseguiremos passar juntos por este inverno”, disse ele.

    As autoridades ucranianas já instalaram pontos de serviços de emergência semelhantes na cidade de Kherson, abandonada pelas forças russas no início deste mês, e multidões se reuniram no centro da cidade para carregar seus dispositivos móveis.

    Tópicos