Ucrânia continuará com ações ofensivas, diz ministro das Relações Exteriores
Segundo Dmytro Kuleba, mesmo com os novos ataques russos, as forças de Kiev continuarão libertando os territórios ucranianos ocupados por Moscou
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que as forças de Kiev continuarão com as ações para liberar os territórios ucranianos apesar da nova onda ataques de mísseis russos nesta segunda-feira (10).
“O que quer que ele [Putin] faça, continuaremos a libertar nosso território”, disse Kuleba à CNN.
“Esta é a guerra pela existência da Ucrânia. Esta é a guerra pela existência do direito internacional e da ordem baseada em regras. Então ele pode escalar, ele pode fazer o que quiser, mas vamos continuar lutando e vamos vencer”, afirmou.
Kuleba apontou que a “grande maioria” dos alvos no ataque russo eram instalações de energia, acrescentando que “não tem conhecimento de nenhuma instalação militar importante que foi alvejada”. “Foram apenas instalações de energia e casas civis, prédios de apartamentos”.
Ele acredita que a investida foi um ato de vingança do presidente russo, Vladimir Putin, após derrotas recentes no campo de batalha.
“Não deve haver dúvida de que o objetivo deste ataque era aterrorizar uma população pacífica e tornar sua vida o mais difícil possível. Tenho certeza que este é o resultado da derrota de Putin no campo de batalha. Quando seu exército não pode derrotar o exército ucraniano, ele escolheu aterrorizar civis em resposta como vingança”, apontou Kuleba.
Quando pressionado sobre se a Ucrânia foi responsável pela explosão maciça em uma ponte estratégica que liga a Crimeia à Rússia, Kuleba confessou que não “sabe quem explodiu a ponte”. “Eu não excluiria algo acontecendo dentro da Rússia porque esta ponte é fortemente protegida por todos os lados.”