Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia apresentará resolução sobre segurança nuclear à Assembleia-Geral da ONU

    Usina de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi capturada pelas forças russas no início da guerra

    Da Reuters

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira (3) que Kiev planeja apresentar uma resolução sobre segurança nuclear para consideração na Assembleia-Geral das Nações Unidas. O plano do líder inclui abordar a usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia.

    A central de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi capturada pelas forças russas pouco depois de terem lançado a invasão em grande escala em 2022. A usina está desligada, mas necessita de energia externa para manter o material nuclear resfriado e evitar um colapso.

    “A Ucrânia submeterá o projeto de resolução à Assembleia-Geral para consideração em breve”, disse Zelensky no X, após uma reunião em Kiev com o presidente da Assembleia, Dennis Francis.

     

    No decorrer da guerra, que já dura 28 meses, a Ucrânia e a Rússia acusaram-se mutuamente de bombardear a usina e de derrubar linhas de energia. A Ucrânia rejeitou as acusações russas, dizendo que não estava atacando instalações nucleares.

    Viagem de Francis para Kiev marca a primeira visita à Ucrânia do presidente da Assembleia-Geral da ONU em quase 30 anos.

    O diplomata disse que o documento passou por várias rondas de consultas e foi registado.

    Em um vídeo compartilhado pelo gabinete de Zelensky, o presidente ucraniano disse que espera que a resolução seja bem-sucedida.

    A Ucrânia considera a segurança nuclear uma questão fundamental no caminho para a paz e incluiu o tema para debate na primeira cúpula internacional na Suíça.

    Zelensky disse que a resolução poderia ser “um dos resultados práticos da cúpula”.

    Tópicos