Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Turquia afirma que vai começar a validar a candidatura da Finlândia à Otan

    Ratificação da entrada do país na aliança militar intergovernamental ocorre em meio a tensões da guerra da Ucrânia; Rússia diz que Otan aumenta envolvimento direto no conflito

    Da Reuters

    O presidente turco Tayyip Erdogan disse nesta sexta-feira (17) que a Turquia iniciará o processo de validação da proposta de adesão da Finlândia à Otan, aliança militar intergovernamental, no parlamento depois que o país tomou medidas concretas para cumprir suas promessas.

    Em entrevista coletiva com seu homólogo finlandês, Erdogan disse que a Turquia continuará as discussões com a Suécia sobre questões relacionadas ao terrorismo e que a candidatura sueca à Otan dependerá diretamente das medidas tomadas.

    Finlândia saúda os planos da Turquia para a ratificação da Otan

    O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, saudou nesta sexta-feira o plano da Turquia de iniciar o processo de ratificação da adesão da Finlândia à aliança militar.

    “Entendemos anteriormente que você tomou sua decisão e assiná-la hoje confirma que o parlamento turco começa a trabalhar com a ratificação da filiação finlandesa”, disse Niinisto em entrevista coletiva conjunta com Erdogan.

    “É certamente, para toda a Finlândia, muito importante”, disse Niinisto.

    (Com informações de Ece Toksabay, Ceyda Caglayan, Essi Lehto e Terje Solsvik; texto de Daren Butler; edição de Jonathan Spicer)