Túnel de trem mais longo do mundo fecha após descarrilamento
Via tem 57 quilômetros e será parcialmente reaberta na semana que vem; tempo de deslocamento aumentará em até duas horas
As viagens de trem pelos Alpes suíços levarão mais tempo nos próximos meses, depois que um grande descarrilamento deixou o túnel Gotthard Base, que tem 57 quilômetros, parcialmente fora de ação.
O túnel mais longo do mundo foi fechado na semana passada, quando um trem de carga saltou dos trilhos, descarrilando 16 vagões e danificando cerca de oito quilômetros de linhas férreas, informou a operadora ferroviária nacional suíça SBB em comunicado.
A SBB disse que o túnel será reaberto parcialmente em 23 de agosto. Mas a capacidade reduzida significará redirecionar os trens de passageiros por meio de uma ferrovia panorâmica que leva até duas horas a mais até o início de 2024.
“Até novo aviso, os trens de passageiros serão desviados pela rota panorâmica”, disse o comunicado da SBB. “O tempo de viagem aumenta em 60 minutos no tráfego nacional e entre 60 e 120 minutos no tráfego internacional.”
A empresa disse que está examinando se os passageiros podem ser transportados com segurança com apenas uma linha em operação, mas, por enquanto, ela será fechada ao tráfego de mercadorias até novo aviso.
Inaugurado em 2016 após 17 anos de construção, o Gotthard Base Tunnel tornou-se uma ligação ferroviária vital entre o norte e o sul da Europa, bem como um destino para os entusiastas ferroviários que desejam atravessar o mais longo e –a quase 2,4 quilômetros abaixo da superfície– o mais profundo túnel do mundo.
Corredor ferroviário
A estrutura corre entre Erstfeld, no lado norte, e Bodio, no sul, conectando o tráfego ferroviário entre a cidade suíça de Zurique e Milão, na Itália. Também completa um corredor ferroviário de carga entre Roterdã, na Holanda, e o porto mediterrâneo italiano de Gênova.
A SBB disse que os serviços de passageiros estarão operando com capacidade reduzida até que o túnel seja totalmente reaberto porque a rota panorâmica sobre as montanhas não pode receber trens de dois andares. Trens adicionais também não funcionariam nos horários de pico.
Investigadores ferroviários suíços estão atualmente tentando estabelecer a causa do acidente, no qual ninguém ficou ferido.
“O Gotthard Base Tunnel é um dos mais seguros do mundo”, disse o CEO da SBB, Vincent Ducrot, a repórteres nesta semana. “O fato de que tal acidente ainda pode acontecer nos atinge fortemente. Felizmente não houve feridos, mas houve muitos danos materiais.”
Ele disse que a empresa estava ciente de que o acidente traria transtornos para viajantes e clientes de carga.
“Gostaríamos de nos desculpar por isso e pedir sua compreensão. As equipes implantadas estão fazendo tudo o que podem para garantir que o tráfego ferroviário seguro através do túnel seja possível novamente o mais rápido possível.”