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    Túneis incríveis construídos pelo homem; veja imagens

    Túnel Lærdal, na Noruega, e o Bund Sightseeing Tunnel, na China, são alguns dos mais bonitos túneis do planeta

    Joe Minihaneda CNN

    Debaixo dos oceanos, enterrados em geleiras ou escavados profundamente na Terra, os túneis há muito são uma fonte duradoura de fascínio para os viajantes.

    Seja acelerando a passagem entre as principais cidades, pulando entre as ilhas ou até mesmo atuando como um local de descanso final, esses são os túneis mais incríveis do mundo.

    Gotthard Base Tunnel, Suíça

    Com 57 quilômetro, o Gotthard Base Tunnel é o túnel ferroviário mais longo e profundo do mundo. Foi inaugurado em 2016 para aumentar o tráfego de trem sob os Alpes.

    Os serviços de passageiros entre as principais cidades suíças e continentais também passam rapidamente por profundidades de cerca de 2.450 metros.

    Túnel Lærdal, Noruega

    Laerdal Tunnel, na Noruega
    Laerdal Tunnel, na Noruega / TPopova/Getty Images

    Os túneis são essenciais na Noruega, um meio de conectar suas muitas cidades costeiras e ilhas. O Túnel Lærdal – ou Lærdalstunnelen – é o túnel rodoviário mais longo do mundo, cobrindo 24,5 quilômetros e, desde 2000, criou a rota mais rápida entre Oslo e Bergen.

    Conscientes de que a viagem de 20 minutos poderia fazer com que os motoristas perdessem a concentração, os engenheiros escavaram câmaras rochosas a cada seis quilômetros, com iluminação especial azul e amarela projetada para imitar o nascer do sol.

    Canal da Mancha, Reino Unido/França

    Os planos para uma conexão submarina entre o Reino Unido e a França datam de mais de 200 anos, com intrépidos engenheiros do século 19 tentando cavar sob o Canal da Mancha para provar sua viabilidade.

    O túnel de 50 quilômetros foi inaugurado em 1994 após seis anos de obras, e fica a cerca de 75 metros abaixo do fundo do mar.

    Hoje, o Canal da Mancha transporta passageiros entre Londres e Paris em pouco mais de duas horas, com um serviço de carros que permite que motoristas e caminhões entrem em um trem perto do porto costeiro de Folkestone, no Reino Unido, antes de desembarcar em Calais, no lado francês.

    Aqua-Line da Baía de Tóquio, Japão

    Tokyo Bay Aqualine, no Japão
    Tokyo Bay Aqualine, no Japão / Gyro/Getty Images

    As inúmeras ilhas e vastas baías do Japão há muito o tornam uma meca para os fabricantes de túneis. A Tokyo Bay Aqua-Line, também conhecida como Trans-Tokyo Bay Expressway, conecta as províncias de Kanagawa e Chiba, sem a necessidade de contornar a costa.

    O que o destaca, no entanto, é o fato de começar como um túnel no lado de Kanagawa, antes de sair da água em Umihotaru, uma ilha artificial com uma parada para descanso e plataformas de observação para apreciar vistas do horizonte de Tóquio.

    O trecho final para Chiba é coberto por uma ponte, onde é possível avistar a chegada de aviões ao aeroporto de Haneda.

    Túnel Seikan, Japão

    O Gotthard Base Tunnel pode ter conquistado sua coroa como o túnel ferroviário mais longo do mundo, mas o Seikan Tunnel continua sendo um notável feito de engenharia, em todos os 53,85 quilômetros dele. Ele conecta Honshu, a maior das ilhas do Japão, com Hokkaido ao norte.

    Concebido pela primeira vez na década de 1950 após uma série de tragédias de balsas, hoje é usado para trens de passageiros, incluindo serviços de trem-bala shinkansen de Tóquio a Sapporo.

    Embora os vôos domésticos tenham reduzido drasticamente o tempo de viagem, para os românticos incuráveis, esta continua sendo a melhor maneira de chegar ao extremo norte do Japão.

    Túnel Eisenhower, EUA

    Levando carros, caminhões e picapes de um lado do Great Divide para o outro, o Eisenhower Tunnel é o túnel veicular mais alto dos Estados Unidos.

    Com 3.401 metros acima do nível do mar em seu ponto mais alto, não é apenas o túnel mais alto do país, mas também o mais alto de todo o sistema interestadual.

    Na verdade, é composto por dois túneis, um com o nome do presidente Eisenhower e o outro com o nome do senador americano Edwin C. Johnson. O desafio de construir através da divisão continental significou que linhas de falha foram descobertas durante a escavação.

    Grande Colisor de Hádrons, França/Suíça

    Grande Colisor de Hádrons
    Grande Colisor de Hádrons / Pascal Boegli/Getty Images

    Localizado a uma média de 100 metros abaixo da fronteira entre a França e a Suíça, o Grande Colisor de Hádrons, de 27 quilômetros de comprimento, forma um túnel em forma de rosquinha construído expressamente para aceleração de partículas. Partículas são disparadas ao redor do túnel em dois feixes, que são então forçados a colidir em quatro pontos separados.

    Os físicos usaram esse túnel de ponta para aprender mais sobre a origem da massa, além de resolver questões difíceis sobre matéria escura e energia escura.

    Você precisa de permissão especial para entrar como visitante, mas pode ir acima do solo para o CERN, a Organização Européia para Pesquisa Nuclear, que tem uma exposição permanente sobre o trabalho do colisor.

    Jungfrau Railway, Suíça

    Uma das grandes maravilhas da engenharia do início do século 20, a Ferrovia Jungfrau serpenteia por um túnel escavado em algumas das montanhas mais icônicas dos Alpes suíços.

    Foi concebido por Adolf Guyer-Zeller em 1893 e concluído em 1912. Partindo de Kleine Scheidegg, a 2.061 metros (6.762 pés), ele sobe por um túnel aberto à mão nas profundezas do Eiger, onde duas estações, Eigerwand e Eismeer, oferecem vistas das faces norte e leste da montanha.

    Os passageiros não podem mais desembarcar em Eigerwand, embora há muito se saiba que os alpinistas usam a infame janela de Stollenloch, construída para descartar detritos, para acessar o túnel e se colocar em segurança.

    Hoje, almas corajosas podem participar de passeios guiados por esta entrada assustadora na mais famosa face norte de todas. O túnel emerge em Jungfraujoch, entre os cumes de Jungfrau e Mönch, a 3.454 metros. Isso a torna a ferrovia mais alta da Europa.

    Bund Sightseeing Tunnel, China

    Bund Sightseeing Tunnel, na China
    Bund Sightseeing Tunnel, na China / sharrocks/Getty Images

    Existem maneiras mais baratas de se locomover entre o histórico Bund de Xangai e as torres futurísticas de Pudong. Mas este curto passeio sob o rio Huangpu em um trem Maglev oferece uma experiência única de viagem.

    A iluminação e os efeitos sonoros destinam-se a criar a sensação de deslizar pelo espaço. Se essa é a resposta real dos viajantes, depende da preferência pessoal, embora não haja como negar que é uma maneira verdadeiramente inovadora de se locomover na maior cidade da China.

    Natural Tunnel, EUA

    A maioria dos túneis ferroviários é resultado de anos de engenharia meticulosa e resistência a condições brutais de trabalho. Natural Tunnel, no entanto, é o resultado de um processo muito mais lento.

    Formado há mais de um milhão de anos como resultado da dissolução do calcário e do leito rochoso pelas águas subterrâneas, tem 61 metros em seu ponto mais largo e 24 metros em seu ponto mais alto.

    Isso significava que era um local privilegiado para a South Atlantic and Ohio Railroad construir uma linha férrea através dele em 1893. Hoje, o túnel é a principal atração do Parque Estadual que leva seu nome, com incríveis áreas de camping, trilhas para caminhadas e canoagem à mão para viajantes ativos.

    Glow Worm Tunnel, Austrália

    Glow Worm Tunnel, na Austrália
    Glow Worm Tunnel, na Austrália / Ken Griffiths/Getty Images

    Um antigo túnel ferroviário remoto no Parque Nacional Wollemi, de New South Wales, o Glow Worm Tunnel leva o nome das larvas de mosquito que vivem em seu telhado e paredes.

    Os trens não passam por aqui desde a década de 1940, deixando os pirilampos em paz para iluminar e atrair suas presas.

    O fato de o túnel curvar quase 180 graus cria condições perfeitas e escuras para essas criaturas – os visitantes são aconselhados a trazer uma tocha para iluminar o caminho.

    Túneis de Cu Chi, Vietnã

    Esta renomada rede de túneis nos arredores da cidade de Ho Chi Minh tem sido uma fonte de fascínio para os turistas que procuram aprender mais sobre a guerra que devastou o Vietnã durante as décadas de 1960 e 1970.

    Usados ​​como base para ataques vietcongues às posições dos EUA e do Vietnã do Sul, os túneis também serviram como alojamentos e depósitos de armas.

    Apesar das repetidas tentativas das forças americanas de destruir a vasta rede de 75 milhas de túneis, eles sobreviveram e agora são mantidos como memoriais pelo governo vietnamita.

    Os visitantes podem experimentar os espaços claustrofóbicos e até mesmo ver onde a Ofensiva do Tet de 1968 foi planejada.

    SMART, Malásia

    Os engenheiros da Malásia encontraram uma solução inteligente ao avaliar como desviar as águas pluviais do centro de Kuala Lumpur, bem como aliviar o congestionamento nas estradas congestionadas da cidade: o gerenciamento de águas pluviais e o túnel rodoviário, também conhecido como SMART.

    Composto por um túnel de desvio para a água da chuva e uma autoestrada de dois andares, o SMART tornou-se o primeiro túnel de função dupla do mundo quando foi inaugurado em 2007.

    Se a chuva se torna tão intensa que o túnel de água está no limite, o túnel rodoviário também é usado para facilitar o fluxo de água da enchente para o reservatório de Taman Desa. Em dezembro de 2021, a SMART desviou uma enorme quantidade de cinco milhões de metros cúbicos de enchente após uma série de chuvas na capital da Malásia.

    Túnel Guoliang, China

    Guoliang Tunnel Road, na China
    Guoliang Tunnel Road, na China / Feature China/Future Publishing via Getty Images

    Alguns túneis se enterram profundamente nas montanhas para ajudar a levar as pessoas de A a B. Mas, na província de Henan, na China, o Túnel Guoliang segue uma rota mais cênica.

    Cortada dentro das vertiginosas falésias das montanhas Taihang, ela tem 30 janelas voltadas para o vale abaixo, usadas para despejar entulho durante a construção. Apenas 13 moradores de Guoliang construíram este túnel panorâmico em uma tentativa de tornar sua aldeia mais acessível ao mundo exterior.

    Hoje, tornou-se um dos destinos turísticos mais badalados da China, embora aqueles que o dirigem precisem de uma forte dose de bom senso. Ser esculpido à mão significa que ele se curva, mergulha e cai inesperadamente. E isso antes de encontrar carros vindo na direção oposta.

    Langjokull Glacier Tunnel, Islândia

    Anunciado como a maior estrutura de gelo artificial do mundo, o Langjokull Glacier Tunnel serpenteia profundamente a segunda maior geleira da Islândia, a duas horas de carro da capital Reykjavik.

    Quanto mais fundo os visitantes caminham nas profundezas escorregadias, mais azul o gelo se torna, sua tonalidade mudando devido à idade.

    Os guias estão à disposição para explicar como o gelo se formou, o que o futuro reserva para esses fenômenos naturais e para garantir que ninguém caia (são fornecidos grampos para amarrar nas botas de caminhada).

    Catacumbas de Paris, França

    Esta vasta rede de minas de calcário sob a margem esquerda de Paris remonta ao século 12, quando as rochas foram escavadas para edifícios em toda a capital francesa.

    Não foi até o final do século 18, porém, que eles se tornaram um ossuário para o depósito de restos humanos dos cemitérios lotados de Paris. Hoje, cerca de seis milhões de corpos podem ser encontrados nas catacumbas, com ossos empilhados ordenadamente por toda parte.

    Aberto parcialmente ao público em 1874 e usado tanto pela Resistência Francesa quanto pelos nazistas ocupantes na década de 1940, os turistas ainda podem visitar oficialmente uma pequena seção, onde uma placa avisa os visitantes sobre a entrada no “Império da Morte”.

    No entanto, a maior parte da rede permanece fora dos limites. Exploradores intrépidos ainda são conhecidos por viajar no subsolo por dias a fio, acessando seções menos conhecidas por meio de túneis do metrô e porões da Margem Esquerda.

    Drammen Spiral Tunnel, Noruega

    Inaugurado em 1961 e reformado em 2020, o Spiral Tunnel de Drammen não é uma estrada subterrânea ponto a ponto comum.

    Como o próprio nome sugere, ele serpenteia desde sua entrada, a cerca de 50 metros acima do nível do mar, através de seis voltas em forma de hélice, emergindo a 180 metros, onde os visitantes podem apreciar a vista das montanhas e bosques.

    Leake St Tunnel, Reino Unido

    Leake St Tunnel, no Reino Unido
    Leake St Tunnel, no Reino Unido / Photo by Keith Mayhew/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

    Correndo abaixo da Estação Waterloo, ao sul do Tâmisa, a Leake St abriga a maior parede de grafite legal de Londres.

    Artistas urbanos se reúnem aqui para criar trabalhos únicos que logo são pulverizados pela próxima onda de talentos da arte de rua. O espaço se tornou tão popular que agora abriga um espaço para eventos, um café de jogos de tabuleiro e uma série de restaurantes pop-up.

    Greenwich Foot Tunnel, Reino Unido

    Quando foi inaugurado em 1902, o Greenwich Foot Tunnel serviu como uma maneira rápida e segura de levar trabalhadores do sul de Londres para as movimentadas docas que outrora margeavam a Ilha dos Cães, do outro lado do rio Tâmisa.

    Embora muitos deles tenham sido destruídos durante a Segunda Guerra Mundial e o próprio túnel tenha sofrido danos causados ​​por bombas alemãs, continua sendo uma maneira fácil de cruzar o Tâmisa nesta parte de Londres.

    O acesso é feito por edifícios com cúpulas de vidro em ambos os lados da água, ambos vitrines da soberba arquitetura do início do século 20 da cidade.

    Estrada de 52 túneis, Itália

    Estrada de 52 túneis, Itália
    Estrada de 52 túneis, Itália / Photo by: Bluered/REDA&CO/Universal Images Group via Getty Images

    A Strada delle 52 Gallerie, ou Estrada dos 52 Túneis, é uma das grandes conquistas militares do século 20. Construído por militares italianos e trabalhadores locais em apenas 10 meses em 1917, abre caminho pelo Monte Pasubio e foi projetado para permitir a passagem de mulas e homens fora do alcance da artilharia austríaca.

    Hoje, cada um dos 52 túneis pode ser percorrido durante uma caminhada de um dia. Pegue um guia para obter informações completas sobre como esse incrível conjunto de túneis foi concluído em tão pouco tempo.

    Túnel Burro Schmidt, EUA

    A maioria dos túneis tem um propósito, seja colocar os carros sob corpos de água traiçoeiros ou oferecer aos trens uma rota através de vastas cadeias de montanhas. Mas o Túnel Burro Schmidt no Deserto de Mojave, em homenagem a um mineiro local, é uma espécie de enigma.

    Escavado à mão, com a ajuda ocasional de dinamite, o túnel de Schmidt começou em 1902 como uma forma de transportar minério entre as terras reivindicadas pelo proprietário e uma fundição próxima.

    No entanto, quando uma estrada se abriu em 1920 para facilitar essa passagem, ele cavou de qualquer maneira.

    Terminado em 1938, o túnel de Schmidt cortava toda a Copper Mountain antes de emergir em uma borda remota e vertiginosa. Os visitantes podem ir até a cabine onde o túnel começa para tentar entender por que esse túnel se tornou uma obsessão tão singular.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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