Tufão Chanthu se dirige à Taiwan e ao sul da China com ventos de até 233 km/h
Tempestade deve atingir o solo durante o fim desta semana; ainda não se sabe o Chanthu atingirá primeiro Taiwan ou a costa sul chinesa


Um tufão que se dirige à Taiwan e ao sul da China está ganhando velocidade e força rapidamente antes de atingir o solo durante este fim desta semana.
O tufão Chanthu se intensificou rapidamente nas últimas 36 horas e se transformou de depressão tropical em um tufão severo, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), com ventos de até 233 quilômetros por hora.
É provável que Chanthu se expanda para um supertufão nas próximas horas, avalia o JTWC.
Dada a trajetória da tempestade, ainda não está claro se Chanthu passará primeiro por Taiwan antes de atingir o sul da China.
De qualquer forma, no ritmo atual, estima-se que a tempestade aconteça neste sábado ou domingo.
O tufão Chanthu é apenas um dos dois fenômenos climáticos perigosos que estão se espalhando pelo oeste do Pacífico.
A severa tempestade tropical Conson atingiu as Filipinas durante a noite desta segunda-feira e passará sobre o país antes de seguir para o norte, em direção à ilha de Hainan, na China.
Conson tem ventos com velocidades de até 112 km/h (70 mph).
De acordo com a CNN Filipinas, embora sinais de alerta tenham sido emitidos, nenhum dano maior foi relatado até agora.
Chanthu deve ser a tempestade mais forte a atingir Taiwan ou o sul da China desde o tufão In-fa em julho, que agravou as já severas enchentes no sudeste da China.
No total, as perdas econômicas com o tufão e as enchentes chegaram a mais de US$ 14 bilhões, segundo a mídia estatal chinesa.
(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)