Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tudo indica que míssil russo voou pelo espaço aéreo polonês, diz general

    De acordo com o general Wiesław Kukula, objeto foi detectado por radar e situação foi monitorada pelas Forças Armadas da Polônia

    O Chefe do Estado-Maior, general Wiesław Kukuła, fala à mídia após uma reunião de segurança nacional na sexta-feira (29)
    O Chefe do Estado-Maior, general Wiesław Kukuła, fala à mídia após uma reunião de segurança nacional na sexta-feira (29) AP

    Antonia Mortensenda CNN

    O oficial militar mais graduado da Polônia disse que “todas as indicações” apontam para que o objeto que voou pelo espaço aéreo polonês na sexta-feira (29) seja um míssil russo.

    Segundo o chefe do Estado-Maior, general Wiesław Kukula, o radar indica que um míssil russo entrou e depois saiu do espaço aéreo polonês, informou a agência de notícias oficial polonesa PAP.

    “Ele foi rastreado por nós no radar e também deixou o espaço aéreo. Temos radar e confirmação disso por aliados”, disse Kukula.

    “O espaço aéreo polonês foi violado por um objeto detectado pelos nossos sistemas. Quero lhes assegurar uma boa coordenação e cooperação; tanto os sistemas poloneses como os dos nossos aliados foram ativados”, segundo o chefe do Ministério da Defesa Nacional, Władysław Kosiniak-Kamysz.

    Os avassaladores ataques russos à Ucrânia – alguns dos quais dirigidos a locais próximos da fronteira com a Polônia – não foram uma surpresa, disse o general Maciej Klisz, comandante operacional das Forças Armadas polonesas.

    “Tínhamos aviões nacionais e aliados no ar. Portanto, todo o desenvolvimento da situação foi monitorado pelo comando operacional desde a noite de ontem”.

    Em novembro de 2022, um míssil “de fabricação russa” atingiu a Polônia, membro da Otan, matando duas pessoas. O míssil caiu fora da vila rural polonesa de Przewodow, perto da fronteira com a Ucrânia.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original