Justiça abre novo processo contra Donald Trump, dizem fontes; ex-presidente dos EUA é investigado em caso de documentos confidenciais
Trump foi alvo de sete acusações, de acordo com outra fonte familiarizada com o assunto; acusação federal é a segunda em que ele é acusado criminalmente este ano
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será alvo de um segundo processo judicial na investigação de documentos confidenciais do procurador especial, disseram fontes familiarizadas com o assunto à CNN. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira durante o programa Erin Burnett Outfront.
Trump disse no Truth Social Thursday que seus advogados o informaram que ele é investigado. O Departamento de Justiça não fez nenhum anúncio.
Trata-se de um desenrolar impressionante que marca a primeira vez que um ex-presidente enfrenta acusações federais.
Trump disse no Truth Social Thursday que seus advogados o informaram que foi “convocado para comparecer ao Tribunal Federal de Miami na terça-feira, às 15h”. O Departamento de Justiça não fez nenhum anúncio.
Trump foi alvo de sete acusações, de acordo com outra fonte familiarizada com o assunto. “A administração corrupta de Biden informou a meus advogados que fui convocado, aparentemente por causa do embuste das caixas”, escreveu Trump.
A acusação federal é a segunda vez que Trump é acusado criminalmente este ano. Em abril, o promotor distrital de Manhattan acusou Trump de 34 acusações de falsificação de negócios.
Mas a acusação do procurador especial marca uma nova e mais perigosa fase legal para um ex-presidente, que está concorrendo à presidência novamente em 2024 enquanto enfrenta acusações criminais em duas jurisdições – e com duas investigações adicionais sobre sua conduta ainda em andamento.
As acusações contra Trump ocorrem apenas sete meses desde que o procurador-geral Merrick Garland nomeou Jack Smith como conselheiro especial, depois que o ex-presidente anunciou que estava concorrendo à presidência, a fim de manter a investigação independente do Departamento de Justiça de Biden.
Agora, Trump enfrentará acusações federais do procurador especial ao mesmo tempo em que tenta derrubar o presidente Joe Biden nas eleições presidenciais do ano que vem.
(Em atualização)