Trump reitera desejo de que países da Otan gastem 5% do PIB em defesa
Presidente dos EUA voltou a falar sobre o tema durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetiu nesta quinta-feira (23) seu desejo de que todos os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) gastem 5% de seu PIB em seus orçamentos de defesa. A declaração foi dada no Fórum Econômico Mundial em Davos, por meio de um discurso via videoconferência.
“À medida que restauramos o bom senso nos Estados Unidos, estamos nos movendo rapidamente para trazer de volta a força, a paz e a estabilidade no exterior”, afirmou Trump. “Também vou pedir a todas as nações da Otan que aumentem os gastos com defesa para 5% do PIB, que é o que deveria ter sido anos atrás.”
“Era apenas 2% e a maioria dos países membros não pagou até eu aparecer”, acrescentou o presidente. “Eu insisti que eles pagassem, e eles pagaram, porque os Estados Unidos estavam realmente pagando a diferença naquela época.”
Embora a maioria dos membros da Otan não cumpra a meta da aliança de cada membro gastar um mínimo de 2% do PIB em defesa, a meta de 2% é uma “diretriz” que não cria contas, dívidas ou obrigações legais se não for cumprida. Na verdade, a diretriz não exige pagamentos à Otan ou aos EUA.
Trump não é o primeiro presidente a lamentar os gastos da Otan.