Trump planeja encontro com Zelensky e conversa com Putin na próxima semana
Presidente disse a repórteres na Casa Branca que gostaria de ver o fim do conflito no leste europeu


O presidente Donald Trump disse na sexta-feira (7) que “provavelmente” se encontrará com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na próxima semana e sugeriu uma conversa com o presidente russo Vladimir Putin.
“Eu provavelmente me encontrarei com o presidente Zelensky na próxima semana, e provavelmente vou conversar com o presidente Putin. Eu gostaria de ver essa guerra acabar”, disse Trump aos repórteres na Casa Branca.
Quando perguntado se o encontro ocorreria em Washington, DC, Trump respondeu: “poderia ser em Washington, bem, eu não estou indo para lá”, referindo-se a Kyiv.
Trump também se referiu às discussões que deseja ter sobre o apoio financeiro e militar que os EUA fornecem à Ucrânia no conflito em andamento com a Rússia.
“Uma das coisas que estamos analisando com o presidente Zelensky é garantir a segurança dos seus ativos”, disse ele, “também estamos pedindo ao presidente Zelensky a segurança de investir todo esse dinheiro”, acrescentou Trump.
Zelensky vai liderar a delegação da Ucrânia na Conferência de Segurança de Munique na próxima semana, evento no qual o vice-presidente JD Vance e o enviado especial para a Ucrânia e a Rússia, Keith Kellogg, também devem participar, mas o presidente Trump não.
Na semana passada, Trump disse aos repórteres que a Rússia “deveria querer fazer um acordo” com a Ucrânia e afirmou que se encontraria com o presidente russo Vladimir Putin “imediatamente”.